As 8 doenças mais comuns em crianças

As doenças mais comuns em crianças são aquelas que quase todo mundo contrai na infância. Ou seja, se por um lado são sinal de alerta e motivo de muita preocupação para os pais, por outro, são facilmente diagnosticáveis e tratáveis.

Se você tem uma criança ou um bebê doente em casa, é importante lembrar que seu sistema imunológico está em formação, portanto é absolutamente normal lidar com crises alérgicas, dores de ouvido e contaminações.

A primeira atitude preventiva para uma infância mais saudável é o parto normal: ele coloca o recém-nascido em contato com as bactérias do canal vaginal, ajudando-o a desenvolver resistência imunológica. Em segundo lugar está a amamentação, que mune o bebê com anticorpos recebidos por meio do leite. E quando chegar a hora de introduzir alimentos, investir nos orgânicos e naturais (e fugir dos processados e industrializados) vai fazer toda a diferença para que você veja uma criaça forte, feliz e saudável crescer.

Veja quais são outros cuidados essenciais com a saúde dos pequenos e como combater as doenças mais comuns na infância:

1 – Infecções no Ouvido

 

 

A otite média é uma infecção que causa dores no ouvido devido ao acúmulo de secreções do ouvido médio – pode ser resultante de uma gripe, um resfriado, ou até mesmo do excesso de leite que escorre quando o bebê é amamentado na horizontal. Já a otite externa é causada geralmente por excesso de umidade.

 

Sintomas e Tratamento

 

Choro e febre. Nesse caso, é importante procurar seu médico de confiança com urgência, pois é possível que antibióticos tenham de ser receitados.

Lembre-se de sempre secar bem as orelhinhas do bebê e evite ao máximo o uso de cotonetes! Não expôr a criança ao vento também é importante.

 

 

2 – Dor de Garganta

 

Assim como a dor de ouvido, ela pode vir como “brinde” de gripes e resfriados. É também uma infecção, mas acomete faringe e amígdalas, causando muita dor e incômodo.

 

Sintomas e Tratamento

 

O tipo viral, causado pelo contato com saliva contaminada, é muito comum até os dois anos de idade e você pode ter de enfrentar até 3 episódios por ano, caracterizados pelo choro intenso, febre, dificuldade de engolir e comer. Seu médico pode receitar analgésicos e antitérmicos para tratar a doença.

Já a dor de garganta causada por bactérias acomete principalmente crianças de 3 a 6 anos. Mais séria, ela pode requerer o uso de antibióticos. Procure seu médico de confiança imediatamente e siga à risca o tratamento.

 

3 – Refluxo

 

 

Essa doença pode causar muita preocupação no primeiro ano da criança, já que ela se alimenta principalmente do leite. Líquido, ele facilmente retorna do estômago para o esôfago, causando desconfortos e dores.

 

Sintomas e Tratamentos

 

O bebê com refluxo vomita com frequência, tem sono agitado, sofre com irritação, tem dificuldade para ganhar peso e para mamar.

Você pode evitar o refluxo amamentando na posição vertical e analisar, junto ao seu médico, se a quantidade de leite que você dá por mamada é excessiva. Massagens especializadas para bebês com refluxo também podem ajudar. A boa notícia é que muito provavelmente essa doença desaparecerá quando você introduzir a alimentação sólida!

 

SAIBA MAIS: Como evitar que seus filhos sejam crianças mimadas? 

 

4 – Viroses

Vilãs que podem ser contraídas pelo contato com vírus, bactérias e parasitas não-determinados e atacam o sistema imunologico infantil de várias maneiras.

 

Sintomas e Tratamento

 

Se a criança apresenta diarreia, vômito, flatulência e dores abdominais, uma virose pode ser a culpada. Seu médico poderá recomendar ingestão de líquidos, soro caseiro, analgésicos, repouso e alimentos de fácil digestão.

5 – Caxumba, Catapora, Rubéola e Sarampo

Extremamente comuns na infância, têm origem viral e podem ser prevenidas com a vacina conhecida como tetraviral ou tetravalente. Nem sempre a vacina é suficiente – mesmo uma criança vacinada pode sofrer contágio.

 

 

Sintomas e Tratamento

 

Prostração, manchas no corpo, coceira, tosse e falta de apetite devem ser relatados ao médico. Ele receitará cuidados que diminuam o desconforto da criança até que essas doenças entrem naturalmente em remissão, o que acontece entre 5 e 15 dias. Restrnja o contato com outras crianças para evitar contágio.

 

6 – Alergias

 

 

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com substâncias aparentemente inofensivas, como um tempero ou os pelos de um animal doméstico. Muitas vezes as alergias desaparecem ao longo da vida, mas também podem se intensificar.

 

Sintomas e Tratamentos

 

Os sintomas vão desde vários espirros seguidos, coriza intensa e fechamento da via nasal até coceira intensa e vermelhidão pelo corpo ou fechamento da garganta. Seu médico pode receitar antialérgicos ou antihistamínicos e até tratamentos com vacinas. Esteja sempre alerta para identificar o fator que desencadeia a crise: é o contato com flores, poeira, determinados alimentos? Excluindo esses fatores da rotina da criança, você poderá oferecer mais conforto e segurança a ela.

 

7 – Asma

 

A asma causa dificuldades respiratórias graves e costuma se manifestar durante toda a infância.

 

Sintomas e Tratamento

 

Se seu filho apresenta chiado no peito, tosse, dificuldade na respiração, lacrimejamento e dor no peito, leve-o imediatamente para a emergência para que ele receba medicação. Não espere! Para evitar crises, deixe a casa sempre limpa, livre de pó, fumaça, perfumes fortes e produtos de limpeza agressivos.

 

8 – Sinusite

 

Uma doença que ataca geralmente no inverno e pode ser a complicação de um resfriado ou gripe. Ela faz com que o catarro se acumule nas maçãs da face, causando dor.

 

Sintomas e Tratamento

 

Os sintomas são dor na face, catarro com coloração amarelada e tosse (principalmente à noite). Dores de cabeça também podem surgir. O tratamento deve ser receitado por seu médico, com antibióticos.

 

 

 E tem também as malformações…

 

Elas não são doenças, e sim situações congênitas, mas também podem precisar de atenção e dos cuidados de um profissional especializado. Em breve, vamos abordar esse assunto aqui no blog.

Dentre as malformações mais comuns está o lábio leporino. Trata-se de uma malformação no céu da boca, que inclui fissura do lábio e do palato, também conhecida como fenda palatina ou “céu da boca aberto”. Muito comum, pode ser diagnosticado ainda intra-útero, por meio de ultrassons.

 

 

Sintomas e Tratamento

 

A fissura pode ser interna ou externa – causando uma divisão no lábio superior do bebê. Pode causar problemas na amamentação, audição, alimentação e na fala. Na maioria dos casos, uma cirurgia razoavelmente simples corrige o problema!

LEIA MAIS: Para aumentar a autoconfiança de seus filhos e sua autoestima, baixe o eBook grátis aqui.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo!

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online