Beber água tem realmente muitos benefícios?

O nosso corpo é formado por 60% de água. Só isso já seria motivo suficiente para beber a quantidade recomendada diariamente. Mas, além de estar presente em nosso organismo de forma inegável, tomar o líquido oferece inúmeros benefícios, que muitas vezes não temos nem ideia.

A água não vai apenas matar a sua sede, mas também melhorar sua saúde em vários aspectos. Se você ainda tem dúvidas, continue lendo o post e descubra os principais benefícios para o corpo.

Leia também: Vida longa para quem bebe vinho – a rainha comprova!

Beber água é bom para o seu corpo

Vamos começar falando de 5 benefícios que tenho certeza que você vai querer desfrutar:

  • Evita/diminui a celulite: Como beber água faz o corpo eliminar impurezas e estimula a evacuação, isso impede o surgimento da celulite;
  • Regula a temperatura corporal: Isso é importante para repor tudo que perdemos através do suor, urina, fezes, etc. Ao tomar água, o corpo se mantém equilibrado e desintoxicado;
  • Poderosa para a hidratação da pele, unhas e cabelo: Esses são os primeiros lugares que sentem a desidratação, então beber água é o que vai melhorar o tônus, textura e elasticidade da pele, já que estimula a absorção de nutrientes;
  • Melhora a circulação sanguínea: Ao bebermos a quantidade correta de água, o corpo evita reter sódio, principal motivo do inchaço. Desse modo, a circulação melhora graças ao aumento do volume do sangue;
  • Ajuda a emagrecer: Bebendo as quantidades recomendadas de água, sentimos menos fome e mais saciedade. Ela também ajuda no processo da digestão e evita a prisão de ventre.

Qual a quantidade indicada de água por dia?

É muito comum acreditar que todos devemos beber a mesma quantidade do líquido por dia, mas não. Aquele conselho de “beba 2 litros de água por dia” pode não funcionar para você – isso vai depender do seu peso.

Por isso, para saber qual a quantidade que você realmente deve beber por dia, basta multiplicar seu peso exato por 0,03.

Por exemplo: uma pessoa que tem 50kg vai precisar ingerir 1,5L por dia. Se pesar 70kg, o ideal é ingerir 2,1L. E dessa maneira o corpo estará equilibrado e bem hidratado!

É perigoso beber água em excesso?

Sim! Tudo em excesso acaba fazendo mal. Ingerir muita água pode diminuir muito o sódio no sangue, assim como causar uma sobrecarga renal e até mesmo um edema cerebral. Os principais sintomas são:

  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Cólicas;
  • Confusão mental.

Por isso, procure sempre ingerir a quantidade indicada para o seu peso, que nem você aprendeu no item anterior.

Leia também: Como melhorar sua autoestima em 12 passos

Beber água em jejum faz bem?

Sim! Ela acelera o metabolismo, dessa forma te ajudando a perder peso e a remover as impurezas do organismo. Isso também melhora o aspecto da pele e cabelos.

Beber água logo de manhã renova as células, equilibra o sistema linfático e serve até mesmo de combustível para o cérebro. Faça isso por uma semana e você logo perceberá que se sentirá mais “acordado” durante o dia.

Água com limão e águas saborizadas

Elas também são excelentes para manter o corpo hidratado e, de quebra, ainda oferecem mais benefícios. A água com limão, por exemplo, se tomada pela manhã, ajuda na digestão, estimula o sistema imunológico, é diurético, equilibra os níveis do pH corporal, limpa a pele e melhora até mesmo o humor!

No caso da água saborizada, vai depender de qual fruta/legume você colocar! Por exemplo, os cítricos ajudam na vitamina C, frutas vermelhas e roxas como morango, uva, mirtilo, são antioxidantes e ajudam a manter a pele rejuvenescida. E você pode colocar água mineral ou água de coco! Escolha seu objetivo e confira as inúmeras receitas na Internet!  

Não sinto vontade ou esqueço de beber água, e agora?

Não precisa entrar em desespero! Beber água também é uma questão de hábito, assim como escovar os dentes e calçar os sapatos. Confira algumas dicas para te ajudar:

  1. Sempre tenha uma garrafa perto de você: a maioria das pessoas se esquece de levantar e tomar água, principalmente quando estão concentradas no trabalho ou estudo. Mas se você tiver uma garrafa, do lado basta olhar para ela e você se lembrará! Outro benefício é que a garrafa é sustentável, e evita o desperdício de copos descartáveis;
  2. A água com gás também hidrata: Apesar da efervescência, médicos e pesquisadores afirmam que quando se trata de hidratação, a água com gás também atende essa necessidade. Por isso, se você prefere esse tipo de água, é uma ótima maneira de começar a inserir no seu dia a dia;
  3. Águas saborizadas: Se você não gosta de água, uma maneira de começar é pela água saborizada! Não será um suco, obviamente, mas já vai ter um toque diferente e é cheia de benefícios! Coloque seus ingredientes favoritos e vá se habituando aos poucos.
  4. Tome um copo de água logo pela manhã: Tente fazer isso logo após escovar os dentes, como um segundo passo, por exemplo. Se for difícil lembrar, deixe um post-it em algum lugar visível, isso te ajudará!
  5. Substitua os refrigerantes, sucos e chás por água nas refeições: A água te ajudará a saciar a fome, e dessa forma você pode até mesmo emagrecer.
  6. Tome um copo de água a cada vez que consumir outra bebida: Ainda mais se for alcoólica! Isso evita a ressaca e te ajuda a beber menos.

Leia também: Dicas saudáveis para você começar a comer bem

Como ensinar as crianças a beberem mais água?

As crianças, principalmente em período de férias, tendem a brincar muito. E aí, na maioria dos casos, acabam até se esquecendo de tomar água. Isso porque, dependendo da idade, ainda não sabem identificar a sede, então cabe aos pais incentivar os pequenos e os lembrarem de tomar água.

Como as crianças precisam de estímulo, é legal tornar isso uma brincadeira. Uma ótima ideia é colocar um quadro na cozinha, com algo que simbolize o ato de beber água.

Por exemplo, se o ideal para o seu filho é beber 5 copos de água por dia, desenhe 5 copos no quadro. A cada vez que ele tomar o líquido, o incentive a colorir os copos. Dessa maneira, isso te torna um jogo e ele vai se habituar rapidamente!

Substituir bebidas açucaradas (como refrigerante e sucos de caixinha) também é importante: em vez delas, proponha sempre água durante as refeições. Além de criar o hábito na criança, ela acaba tendo uma alimentação mais saudável.

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online