10 dicas para ensinar seu filho a cultivar uma alta autoestima

Segundo um estudo publicado na revista norte-americana Journal of Experimental Social Psychology, uma criança de apenas cinco anos já pode ter a sua autoestima e autoconfiança tão alta quanto a de um adulto! Além disso, a pesquisa também confirmou que essa autoestima, baixa ou alta, está diretamente ligada à formação de sua personalidade.

 

 

Nesse estudo, os pesquisadores criaram um teste chamado “Teste de Associação Implícita” e mediram os sentimentos positivos de crianças de cinco anos em relação a elas mesmas. Nele, as crianças tinham que se relacionar a qualidades boas ou ruins. Com a ajuda de mais dois testes, os pesquisadores descobriram que as crianças se associavam mais às boas qualidades.

 

Além disso, o estudo também descobriu que crianças com uma autoestima elevada possuem uma maior identificação com a sua identidade de gênero. Ou seja, desde criança, a alta autoestima do seu filho refletirá em sua personalidade e na forma como ele se enxerga. Por isso, é papel dos pais e familiares dar o suporte necessário para que a criança cresça bem e feliz consigo mesmo.

 

Porém, você deve estar se perguntando: “Como posso fazer isso com o meu filho(a) tão novo?”. Para te ajudar, separamos 10 dicas para fazer com que o seu filho(a) cresça sabendo a se amar! Confira:

 

1 – Crie seu filho em um ambiente amoroso

 

 

 

Tenha certeza que o seu filho crescerá em um lar amoroso e seguro. O entorno dos primeiros anos de uma criança são primordiais no desenvolvimento de sua personalidade e autoconfiança. Um lar repleto de amor e respeito faz com que ele absorva esses sentimentos para si mesmo.

 

2 – Não o ridicularize

 

É comum que, nos primeiros anos da infância, a criança cometa alguns erros, seja de dicção ou de coordenação motora. Caso seu filho cometa um deslize, não tire sarros dos seus erros. Você pode e deve corrigi-lo, mas de uma forma calma, para que ele entenda que você o está ensinando. Isso se estende para comportamentos raivosos. Se o seu filho fizer birra ou algum ato errado, ao invés de gritar e chamar toda a atenção das pessoas ao redor para vocês, prefira levá-lo a um lugar mais reservado e explique que o ele fez é errado. Lembre-se de ficar na altura da criança e de manter o contato visual para que ela sinta segurança em suas palavras.

 

3 – Mantenha o diálogo

 

Crie o hábito de conversar com o seu filho todos os dias. Mostre que está interessada e também compartilhe coisas sobre o seu dia. Aproveite para que esse seja um momento íntimo entre vocês dois. Deixe de lado todos os aparelhos tecnológicos e se concentre apenas em reforçar esse vínculo.

 

4 – Mostre que ele sempre terá alguém para confiar

 

 

 

Aproveite o momento do diálogo para mostrar ao seu filho que ele sempre terá alguém para confiar. Deixe que a criança perceba que está em um ambiente seguro e com pessoas que ele pode abrir o coração. Isso também se estende a funções do dia a dia, por exemplo, se ele não conseguir fazer sozinho uma tarefa, escolar ou doméstica, seja o apoio que ele necessita. Assim, ele perceberá que, quando não conseguir fazer algo sozinho, pode contar com a ajuda de outros. Isso fará com que ele seja mais seguro de suas atitudes.

 

5 – Dê responsabilidades

 

Que tal delegar ao seu filho uma função na rotina da casa? Por exemplo, ensine o seu filho a guardar os brinquedos todos os dias ao final do tempo de lazer, sendo sempre específico e pedindo “por favor”. Mostre para ele que o seu papel dentro da casa é importante. Além de ser uma ótima forma de fazer a criança se sentir útil e necessária dentro do lar, essas pequenas responsabilidades também ajudam a desenvolver sua confiança.

 

6 – Não seja tão exigente

 

Se o seu filho demora mais tempo para aprender novas coisas, deixe que ele siga o próprio ritmo. Não fique “forçando a barra” com ele. Cada criança possui o seu tempo e cada nova conquista deve ser celebrada.

 

7 – Errar é algo humano, ensine isso a ele

 

Para que a autoestima não fique baixa, é preciso saber aceitar as nossas falhas e erros. É preciso aprender que errar é algo humano e que acontece com todo mundo. Ensine que falhar não o faz inferior aos outros e que ele sempre pode aprender algo durante esses momentos.

 

8 – Se desprenda de padrões

 

 

 

Se sua filha não é tão magra quanto a do seu vizinho, não ache que isso é errado. Se seu filho prefere brincar com bonecas ao invés de carrinho, não ache que isso é errado. Se sua filha não gosta de brincar com bonecas, não ache isso errado. Não julgue a sua criança comparando-a com outras, seja por sua personalidade ou por seu físico. Desde que a vida do seu filho não esteja em jogo,

aceite as características dele e demonstre que não há nenhum problema em ser quem ele é. Mostre que ele deve se amar acima de qualquer comparação e que o julgamento dos outros não é algo importante.

 

9 – Ame a si mesma também!

 

Crianças têm a tendência de imitar os atos daqueles que os criam. Tanto que, normalmente, as primeiras palavras de um bebê é aquilo que ele ouve no seu dia a dia. Por isso, de nada funcionará mostrar ao seu filho o quanto ele deve se amar, se você for tão autocrítica consigo mesma. Comece se elogiar, a não ser tão exigente, a perdoar os seus erros e a confiar nos outros. Seja o modelo de autoestima que você quer para o seu filho!

 

10 – Ame o seu filho e demonstre isso a ele

 

 

 

Que você ama o seu filho, disso ninguém dúvida. Porém, você demonstra isso diretamente a ele todos os dias? Essa é uma das dicas mais importes: demonstre o seu amor ao seu filho todos os dias. Declare o quanto ele é importante para você, o quão especial é cada novo aprendizado e o quanto

ele é amado por seus familiares e amigos. Crianças que estão cercadas de amor, internalizam esse sentimento, conseguem desenvolver o amor-próprio e, consequentemente, ficam com a autoestima lá em cima!

 

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

1 comentário em “10 dicas para ensinar seu filho a cultivar uma alta autoestima”

  1. Pingback: Como evitar que seus filhos sejam crianças mimadas? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

Comentários encerrados.

Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online