Quais são os benefícios do café?

Você sabia que o brasileiro consome em média 200ml de café por dia? Entretanto, apesar do alto valor, o país que mais consome café no mundo é a Holanda. Segundo um estudo do Euromonitor International em 2015, o holandês bebe até 2,4 xícaras dessa bebida diariamente. Seguindo o ranking, a Finlândia está em segundo lugar (1,8 xícaras) e Canadá em terceiro (1,5 xícaras). Já na América Latina, os maiores bebedores de café são a Costa Rica, Brasil e Chile.

 

 

Você já parou para pensar porque o café puro ou o café com leite fazem tanto sucesso? Quando falamos dessa bebida, é até mesmo difícil de descobrir quando esse grão foi descoberto. Uma das histórias mais comuns é a lenda do pastor Kaldi.

 

Origem do café

 

Segundo a história, Kaldi viveu mais de mil anos na Absínia, região onde atualmente está localizada a Etiópia. Por ser um pastor, ele levava suas cabras para pastarem diariamente. Porém, Kaldi percebeu que após seus animais comerem um fruto de cor avermelhada, eles voltavam mais alegres e com muito mais energia que antes.

 

Notando o aumento da força de suas cabras, o pastor contou o fato curioso a um monge, que, por sua vez, decidiu estudar as propriedades daquelas pequenas frutas. Ao testá-las com uma infusão, o monge percebeu que a bebida o ajudava a ficar acordado durante suas leituras ou em momentos de oração. Ao contar a novidade aos outros monges do monastério, a descoberta se espalhou e, assim, começaram as primeiras plantações de café. Apesar de essa ser uma das lendas que explica a origem do café, foi possível descobrir que o café foi realmente cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos do Yemen, um país árabe que está localizado próximo à Etiópia.

 

benefícios do café, café com leite

 

Além das lendas, a região responsável por divulgar e tornar o café tão conhecido foi o Oriente Médio. Uma prova disso é o nome do café em si, que é proveniente da palavra “qahwa”, que significa vinho em árabe. Alguns manuscritos mais antigos, datam que o café foi cultivado em 575, quando ainda era consumido apenas como fruta.

 

 

Benefícios do café

 

Além da popularidade, a ingestão de café pode proporcionar diversos benefícios à saúde. Mas, atenção! O café só é benéfico se ingerido de forma moderada. O consumo exagerado pode trazer problemas, como será explicado mais adiante. Agora, vamos aos benefícios?

 

1 – Poucas calorias

 

café possui pouquíssimas calorias, ou seja, ao ser consumido, ele te dá energia sem engordar. É improvável que ele faça com que o seu corpo ganhe massa ou aumente em algumas gramas o seu peso,  a menos que se abuse do açúcar.

 

2 – Pode prevenir diabetes

 

Por ser rico em duas substâncias que ajudam na diminuição da glicose e da insulina, o café é ótimo para pacientes com diabetes tipo 2, aquele em que mais de 90% dos casos é desenvolvida pelo organismo após os 40 anos.

 

3 – Prevenção de câncer

 

Foi comprovado que o café é uma bebida com ótimas propriedades anticancerígenas. Com apenas uma xícara de café por dia, é possível reduzir o risco câncer de mama, fígado, esôfago e faringe.

 

benefícios do café, café com leite, saúde

 

4 – Alívio do estresse

 

Ainda não é uma conclusão definitiva, mas, segundo um estudo feito por Estados Unidos, Brasil e Portugal, foi possível perceber que o café é capaz de melhorar a capacidade de memória, o humor e aliviar o estresse de quem o consome! Os pesquisadores afirmaram que houve algum tipo de bloqueio dos receptores de estresse dos animais que participaram da pesquisa.

 

5 – Auxílio no sistema respiratório e na asma

 

Um estudo feito em 2010 pelo Cochrane Database Review, divulgou que o café possui algumas propriedades que ajudam a melhorar a respiração de pacientes com asma. O estudo também notou que a cafeína faz com que o cansaço dos músculos responsáveis pela respiração seja menor.

 

6 – Acelera você, mas sem prejudicar o coração <3

 

Em uma parceria realizada pelo InCor (Instituto do Coração) e a Embrapa Café (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), conseguiu comprovar que não há nenhuma evidência clara que mostre que a cafeína, quando consumido de forma moderada, seja maléfico ao coração. Ou seja, o café é liberado!

 

7 – Combate a depressão

 

Apesar de não conseguirem descobrir o motivo em si, várias pesquisas constataram que o consumo de café ajuda a diminuir o suicídio. Uma das sugestões para essa relação é o fator da cafeína interferir na mudança de humor e, quando testado em animais, a substância agiu de forma antidepressiva.

 

8 – Efeito antioxidante

 

O café pode ser uma grande fonte de antioxidantes para o seu organismo! Além disso, ele é rico em vitaminas. São elas: B5, B2, B3 e B1. É só garantir aquela dose diária da bebida.

 

9 – Ajuda no rejuvenescimento

 

Você pode perceber que várias marcas de produtos de beleza utilizam o café em seus produtos mais famosos. Isso se deve ao fator de rejuvenescimento do café! Algumas substâncias antioxidantes são as responsáveis por esses resultados.

 

benefícios do café café com leite

 

Perigo do exagero

 

Apesar de todos os benefícios listados acima, é bom se lembrar daquele velho ditado: “tudo em excesso faz mal”!. E o café não foge à regra!

Quando consumido em excesso, ele pode se tornar um perigoso vilão para a saúde. Veja cinco malefícios do excesso de café:

 

1 – Palpitações

 

Agindo diretamente em seu sistema nervoso, a cafeína em excesso pode fazer com que aconteça uma alta e rápida aceleração dos seus batimentos cardíacos, fazendo com que você sinta fortes palpitações. Em casos mais extremos, essas palpitações podem fazer com que a sua pressão arterial suba e que os altos estímulos cardíacos resultem em um ataque cardíaco.

 

2 – Insônia

 

Você sabia que a cafeína em seu corpo pode fazer efeito por até seis horas? Sendo assim, é necessário saber quais são os melhores horários para ingerir essa bebida. Afinal, se consumida à noite, existem algumas chances dessa substância impedir com que você consiga dormir.

 

3 – Refluxo

 

Quando ingerida em excesso, o café pode fazer com que os músculos do estômago e esôfago fiquem com um comportamento anormal, fazendo com que surja aquela sensação de azia, o que pode provocar o refluxo.

 

4 – Ansiedade

 

Com a alta contração dessa substância estimulante em seu corpo, é possível que isso desencadeie sensações de desconforto e ansiedade, ainda mais para aqueles que estão mais suscetíveis a este sentimento.

 

5 – Dores de cabeça

 

Com o excesso de café, a cafeína estimulante pode prejudicar os seus neurotransmissores, fazendo com que eles fiquem “sobrecarregados”, o que resulta na dor de cabeça, ou até mesmo nas temidas enxaquecas.

 

café e café com leite - benefícios

 

Lembre-se de que, segundo um estudo feito pela FDA (Food And Drug Administration), órgão de regulação de remédios e alimentos nos Estados Unidos, é indicado o consumo de 150ml a 200ml de café por dia, o que é equivalente a três xícaras pequenas da bebida. Aproveite os benefícios do café e não deixe que o seu cafezinho ou que o seu café com leite se tornem o seu inimigo! Usando esta maravilha da natureza com moderação e sapiência, o café pode ser um grande amigo da sua saúde!

 

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

2 comentários em “Quais são os benefícios do café?”

  1. Pingback: Rinite alérgica: Causas e tratamentos - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

  2. Pingback: Reclamar faz mal? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

Comentários encerrados.

Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online