A saúde, agora mais do que nunca por conta da moda fitness, é uma preocupação constante na maioria da população, pois querem viver uma vida longa, com o corpo em boa forma e de maneira leve e saudável. Cada vez mais as pessoas estão querendo saber sobre receitas saudáveis, rotina na academia, e vitaminas que ajudam o corpo a se manter forte.
Com todos os avanços na medicina, é possível controlar a saúde por meio de exames, que, se feitos regularmente, podem evitar doenças sérias e melhorar a qualidade de vida.
Sempre se fala na mídia sobre o colesterol. Existe o bom o ruim, mas como diferenciá-los? Existem alimentos que auxiliam no colesterol? O colesterol é uma doença? Como ter um colesterol bom? Continue lendo esse post para descobrir!
O que é o colesterol?
O colesterol é uma substância encontrada em todas as células dos corpos dos mamíferos, produzida pelo fígado, sendo fundamental para diversas atividades em nosso organismo. Quimicamente falando, o colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, sua fórmula sendo C27H46O. As plantas e os produtos de origem vegetal não possuem esse esteroide, somente os mamíferos. Os fungos e plantas produzem um composto parecido chamado de fitosterol.
O colesterol não se dissolve na água, tampouco no sangue. Por isso ele é tão perigoso para a saúde. Somente o colesterol bom consegue remover o colesterol ruim do corpo.
Leia também: Explicando a Lipoaspiração
Colesterol bom
Conhecido também como HDL (Lipoproteína de alta-densidade), esse colesterol é produzido pelo próprio corpo e é transportado por proteínas, sendo fundamental, pois protege as artérias do coração. O número ideal de HDL que um indivíduo possui deve ser igual ou acima de 40mg/dl. Ele é chamado de colesterol bom, pois pode absorver parte do colesterol ruim, limpando as vias sanguíneas. O HDL recolhe o LDL e o transporta até o fígado para ser eliminado.
Como fazer para obter esse número? Uma dieta balanceada, com alimentos ricos em vitaminas e a prática de exercícios físicos.
Colesterol ruim
Chamado também de LDL (Lipoproteína de baixa-densidade). O colesterol ruim produz uma placa de gordura nas veias e nas artérias sanguíneas, comprometendo-as.
Para um indivíduo possuir o temido colesterol ruim, a taxa tem que ser igual ou acima de 130mg/dl. Uma alimentação repleta de açúcar, gordura trans e gordura saturada faz com que o nível de colesterol ruim fique nas alturas. Entretanto, apenas 30% do LDL corresponde à alimentação. Setenta por cento vem de fatores genéticos, por isso é muito importante saber o histórico de saúde dos familiares e fazer sempre um acompanhamento com um médico.
Veja também: Reclamar faz mal?
Fatores de risco
– Sedentarismo;
– Cigarros;
– Idade avançada;
– Genética;
– Má alimentação;
– Diabetes;
– Obesidade;
– Hipertensão.
Alimentação para diminuir o colesterol
Sucos naturais (use e abuse do suco verde, ele traz muitos benefícios e ainda uma ótima fonte de energia para o corpo), azeite de oliva, óleo de canola, soja, girassol e milho, frutas, inhame, alimentos integrais, aveias, verduras, legumes, peixes, leites e iogurtes desnatados, e chás naturais!
Em dias mais quentes, o ideal é beber chás gelados (sem açúcar), como o de hibisco, que além de fazer bem para o coração, também é oxidante e um dos melhores chás para diminuir o colesterol. Ele é um ótimo aliado para quem quer perder peso.
Que alimentos evitar?
Frituras, açúcar, refrigerantes, alimentos industrializados, excesso de álcool e cafeína, pele de frango, gema de ovo, manteiga, carne de porco e carne de boi.
Mitos e verdades
– Mito: O colesterol é uma doença. Ao contrário do que se pensa, ele não é uma doença, pois realiza diversas funções de suma importância no organismo, como: absorção de vitaminas, produção de hormônios, auxilia na digestão de gorduras, etc. Portanto, a ideia não é eliminar o colesterol do corpo, e sim tê-lo em uma proporção equilibrada, menor do que 130mg/dl.
– Mito: Somente pessoas com má alimentação possuem colesterol. O colesterol está presente no corpo de todo mundo, a diferença é a quantidade dele no organismo.
– Verdade: O colesterol ruim pode levar a um ataque cardíaco. Se o nível de LDL está muito alto, o corpo começa a formar placas de gordura, impossibilitando a passagem do sangue, podendo causar também um AVC.
– Verdade: O colesterol ruim não apresenta sintomas. Por isso todo o cuidado é pouco! Só pode ser detectado com exames ou em ocasiões mais sérias, no momento de um AVC ou ataque cardíaco. O ideal é realizar exames de 6 em 6 meses, se você leva uma vida sedentária e se alimenta de maneira ruim.
Tratamento para colesterol alto
Muitas vezes fazer uma dieta saudável e com exercícios físicos não é suficiente. É necessário também fazer o uso de medicamentos para diminuir o colesterol. De qualquer forma, somente um médico poderá te instruir de quais passos tomar, não tome medicamentos e/ou comece dietas sem a ajuda de um profissional.
Não deixe de ler: Lábio Leporino: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Atenção!
Controlar o colesterol é muito importante, mas também cada um deve se preocupar em levar uma vida saudável, se alimentando de maneira correta e fazendo atividades físicas regularmente. Além disso, é importante também cuidar da mente! Com a nossa mente em paz, o corpo todo fica bem, tranquilo e feliz. Exercícios como yoga e pilates ajudam a equilibrar o corpo como um todo, experimente!
E, é claro: não se esqueça de fazer exames regularmente com um médico de confiança!
Quer receber nossos posts e sempre ficar por dentro das nossas novidades? Então não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter!
1 comentário em “Colesterol: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!”
Pingback: E o Glúten, é mocinho ou vilão? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.
Comentários encerrados.