Início » Blog » Quer levantar os seios? Conheça o Lifting de Mama

Quer levantar os seios? Conheça o Lifting de Mama

Você sabia que em 2013 foram feitas mais de 23 milhões de cirurgias plásticas no mundo? Segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery, 87% dos procedimentos estéticos foram feitos em mulheres e, entre as cirurgias mais feitas, o Lifting de Mama (também conhecido como Mastopexia) foi uma das intervenções mais populares! 

 

Apesar de ser um procedimento muito feito, poucas pessoas compreendem o quanto o Lifting de Mama pode ser benéfico para a autoestima das mulheres! Afinal, essa cirurgia é responsável por reposicionar e, em alguns casos, também se pode aumentar a mama da mulher. Ou seja, ela corrige a flacidez da pele, “levanta” os seios e “corrige” o formato da aréola

 

Quem pode fazer o Lifting de Mama?

 

Obviamente, apenas um cirurgião plástico de confiança poderá dizer se a mulher estar apta, ou não, a realizar o Lifting de Mama. Entretanto, existem alguns motivos que podem justificar a realização da cirurgia, são eles: 

  • Mulheres que estão infelizes com o formato, flacidez ou volume;
  • Seios que possuem mamilos que apontam para baixo;
  • Seio maior que o outro;
  • Mama com a pele esticada ou com aréolas muito grandes;
  • Mulheres que possuem problemas de autoestima por causa do formato dos seios.

 

Como é feita a cirurgia?

Após a paciente ser anestesiada, o médico responsável pela cirurgia realiza diversas incisões na região mamária, retira o excesso de pele e reposiciona a aréola, quando necessário. 

Quando a paciente também coloca uma prótese de silicone durante o procedimento de Lifting (mastopexia com prótese), o cirurgião faz o posicionamento dos implantes também naquele momento. Apesar de parecer uma cirurgia complicada, ela é feita em um relativamente curto espaço de tempo, podendo variar de duas a três horas.

 

Quais são os cuidados do pré-operatório?

 

Na maioria dos casos, é indicado que antes da cirurgia a paciente: 

  • Faça os exames pré-operatórios;
  • Fique em jejum absoluto de, no mínimo, oito horas;
  • Vá acompanhada para a internação;
  • Não utilize qualquer tipo de brinco, anel e esmalte colorido nas unhas.

Além disso, seu médico poderá indicar outros tipos de cuidados antes da cirurgia. Por isso, se tiver qualquer dúvida, não deixe de consulta-lo antes do procedimento. 

 

Como será a recuperação da paciente?

 

Após a cirurgia, é indicado que a paciente permaneça, no mínimo, por 24 horas na internação. Assim, se acontecer algum tipo de complicação ou intercorrência, ela terá todo o apoio médico necessário. Entretanto, os cuidados pós-cirurgia deverão ser levados por, pelo menos, 30 dias! 

 

 

Veja quais são as recomendações mais comuns do pós-operatório:

  • Evite qualquer tipo de esforço nos primeiros 30 dias;
  • Não se deve elevar os braços ou carregar qualquer tipo de peso. Isso pode ser extremamente prejudicial para a sua recuperação e cicatrização;
  • Utilizar sutiã especial de sustentação durante todo esse período. Ele será responsável por manter a região imóvel, o que auxiliará no sucesso na cicatrização e recuperação da cirurgia. 
  • Evite exposição ao sol 
  • Não falte às consultas pós-operatórias. Qualquer anormalidade após a cirurgia deve ser informada ao seu médico o mais rápido o possível. 

Lembrando que cada paciente será tratado de uma forma diferente. Por isso, é importante seguir à risca todos os conselhos do médico responsável pelo seu caso. 

 

5 dúvidas frequentes sobre o Lifting de Mama

 

Agora que você já sabe tudo sobre o procedimento do Lifting de Mama, separamos 5 perguntas mais frequentes sobre a cirurgia para sanar todas as suas dúvidas!

 

1 – A cicatriz será muito aparente? 

O tamanho da sua cicatriz dependerá do tamanho dos seios e qual será o corte feito durante a cirurgia. Normalmente, a cicatriz mais comum dessa cirurgia é a em formato de T. Entretanto, é possível conversar com o seu médico antes do procedimento para ter uma noção de como ficará a cicatriz após o Lifting. Lembrando que cada paciente possui um processo de cicatrização diferente, então não espere que o resultado seja o mesmo do que o de uma conhecida que passou pela cirurgia.

2 – Posso ter algum tipo de sequela da cirurgia?

Assim como qualquer cirurgia, o Lifting de Mama possui os seus riscos durante a cirurgia. Entretanto, uma das sequelas que mais atingem as mulheres, ainda que esse número seja baixo, é a perda da sensibilidade parcial ou total das mamas. Na maioria dos casos, essa sensibilidade retorna após a recuperação do procedimento.

3 – Essa cirurgia pode prejudicar a amamentação?

Esse é um dos maiores medos das mulheres que realizam esse procedimento, será que essa cirurgia pode atrapalhar uma futura amamentação? Em geral, não! As técnicas empregadas para a realização do Lifting visam não afetar a região. Entretanto, é importante ressaltar que mamas operadas (não importando qual tipo de cirurgia) possuem 10% mais chances de terem alguma dificuldade de amamentar no futuro.

4 – Quanto tempo dura o efeito da cirurgia? 

Apesar da cirurgia melhorar o aspecto da mama, o envelhecimento dos tecidos continuará acontecendo. Sendo assim, em alguns anos, a mama voltará a ficar mais flácida. Em casos de Lifting com prótese, esse tempo é ainda mais acelerado, visto que o peso a mais fará com que a pele demore menos tempo para começar a ficar flácida novamente. A cirurgia também não muda a qualidade da pele, logo uma pele muito flácida tenderá a perder mais rápido o resultado.

5 –  Qual é a diferença entre Lifting de Mama/Mastopexia, Mastopexia com prótese e Mamoplastia?

Lifting de Mama/Mastopexia: esse procedimento é responsável por retirar o excesso de pele na região mamária, diminuir a flacidez das mamas e reposicionar a aréola. 

Mastopexia com prótese: essa cirurgia também corrige a flacidez da mama, mas aumenta o tamanho dos seios com o auxílio de próteses.

Mamoplastia: podendo ser redutora ou de aumento (com o uso de prótese), a Mamoplastia é cirurgia plástica mais comum feita nas mamas. 

Lembre-se que, antes decidir pela cirurgia, você só precisa fazê-la se for da sua vontade! Não deixe que o seu companheiro ou familiares te “obriguem” a passar pelo procedimento. Você será a única beneficiária do Lifting de Mamas, mas também será a única que terá que passar pela cirurgia e pelo pós-operatório. Faça apenas se te fizer feliz.

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.