Início » Blog » Bem-estar na gravidez: dicas para cuidar do corpo durante a gestação

Bem-estar na gravidez: dicas para cuidar do corpo durante a gestação

Anualmente, milhares de mulheres ficam grávidas em todo o mundo. Você é uma delas? Caso você esteja grávida ou esse seja um dos seus planos para o futuro, é preciso saber que, além do pré-natal para acompanhar a saúde do bebê, é muito importante que a mãe cuide da sua própria saúde durante esse período.

Displaying IMAGEM-1.jpg

Afinal, no decorrer dos meses de gestação, a corpo da mulher passa por diversas mudanças que podem influenciar durante toda essa fase e também no pós-parto. Por isso, é preciso ficar atenta a essas transformações e sempre zelar pelo seu bem-estar e conforto nesse momento.

Quais são as mudanças que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez?

Devido às suas mudanças hormonais e físicas, o corpo da gestante pode passar por várias alterações durante os meses em que ela está ajudando o bebê a se desenvolver, algumas delas são:

  • Cabelo: para muitas grávidas, a gestação torna os fios muito mais bonitos e fortes do que o normal. Isso acontece devido à quantidade de estrogênio produzido pelo organismo, o que diminui a testosterona, responsável por afinar a textura do cabelo, o que muitas vezes resulta na queda;
  • Pele: ainda por causa dos hormônios, a pele é uma das partes do corpo que mais passam por alterações durante esse período. Os casos podem ser os mais diversos, visto que pode haver o ressecamento ou aumento da oleosidade da mesma, desenvolvendo manchas e até mesmo alergias que você nunca teve antes.
  • Inchaço: com o avanço da gestação, é muito comum que o corpo comece a ter inchaços. Isso acontece devido à desaleceração da circulação sanguínea, assim, o sangue acaba se acumulando nos pés, tornozelos e mãos, por exemplo;
  • Estrias: assim como na adolescência, as estrias podem surgir na gravidez graças ao rápido esticamento da pele, principalmente na região da barriga;
  • Dores nas costas: devido ao aumento do peso sustentado pela coluna, as mulheres acabam por mudar sua postura, o que pode ocasionar no aumento do desconforto na área da lombar;
  • Seios: os seios passam por bruscas mudanças durante a gestação já que eles estão se preparando para servir como a fonte de alimento do recém-nascido. Por isso, ao longo dos meses, eles podem aumentar até três vezes o seu tamanho. Além disso, muitas vezes a cor do mamilo muda também devido ao aumento do estrogênio.

11 dicas para cuidar do seu corpo

Veja dicas para cuidar do seu bem-estar durante a gravidez e diminuir o impacto dessas mudanças que acontecem ao longo dos meses. Confira:

Displaying IMAGEM-3.jpg

1 –  Evite as estrias

Considerado um dos maiores pesadelos das grávidas, não é possível ter 100% de certeza de que as estrias não surgirão durante a gestação, porém é possível ajudar a evita-las com uma hidratação constante do local, assim, a pele consegue lidar de forma melhor com o esticamento repentino da região.

Além da área da barriga, os seios também podem desenvolver as famosas estrias. Entretanto, evite passar hidratantes comuns na região e tenha preferência por produtos específicos e que contenham lanolina.

2 – Diminua os inchaços

Para diminuir os incômodos inchaços, beba bastante água e diminua o consumo de sódio. Além disso, exercícios físicos leves ajudam a atenuar o inchaço. Outra forma de melhorar esse sintoma, é elevar as pernas sempre que possível e não ficar muito tempo de pé.

Uma dica especial é evitar deitar do lado direito do seu corpo, pois é desse lado que está localizada a veia cava, que, quando pressionada, impede que a circulação sanguínea seja fluída, resultando nos inchaços.

3 – Manchas na pele

Para evitar essas manchinhas, faça do protetor solar o seu melhor amigo, mesmo nos dias de inverno. Porém, caso elas surjam, é possível fazer um tratamento específico para retirá-las após o nascimento do bebê.

4 – Limpeza da pele

Independentemente do estado da sua pele, é importante cuidar dela nos meses de gestação. Entretanto, tenha cuidado com certos produtos que podem conter substâncias perigosas para o seu bebê.

Por isso, pergunte a opinião do seu obstetra! Uma boa indicação é fazer a higiene com um sabonete leve e que seja indicado para o seu tipo de pele.

5 – Drenagem linfática

Esse tratamento estético, além de diminuir o inchaço, também ajuda na circulação sanguínea, o que traz uma sensação de conforto para a gestante.

6 – Banhos quentes

Nesse período, evite banhos quentes e tenha preferência pela água morna. A alta temperatura pode ressecar e retirar a “gordura” natural do corpo que protege a sua pele.

7 – Mudanças capilares

Se você quiser mudar a cor do seu cabelo, cuidado! A indicação é que tintas sejam evitadas até a 20ª semana e depois apenas produtos sem chumbo ou amônia são permitidos. Já os tratamentos químicos mais pesados como, por exemplo, as escovas progressivas, são proibidos durante toda a gestação.

Porém, é obrigatório e muito importante seguir a indicação do seu médico. Por isso, veja o que ele aprova ou não durante a sua gravidez antes de ir ao cabelereiro.

8 – Celulites

Para evitar as celulites durante a gestação, o indicado é manter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos, beber bastante água e comer alimentos ricos em fibras para manter o bom funcionamento do intestino.

Displaying IMAGEM-4.jpg

9 – Pilates e Ioga

O pilates é indicado para todas as mulheres, mas é um dos preferidos das grávidas, visto que essa modalidade ajuda a fortaceler a região pélvica e muscular (muito importante para aquelas que desejam passar por um parto normal ou natural). Além disso, essa atividade ajuda a diminuir os incômodos na coluna.

Já a ioga serve para deixar a gestante mais flexível, melhorar a circulação e também a tonificar os músculos. As práticas de respiração também são ótimas aliadas para lidar com o parto.

10 – Alongue-se!

O alongamento é algo muito fácil de realizar, mas que é deixado de lado pela maioria das pessoas. No caso de mulheres grávidas, esticar os músculos ajuda a evitar lesões e também a relaxar os músculos que estão sendo forçados devido ao aumento do peso.

11 – Alimente-se bem e beba bastante água

Uma alimentação saudável e equilibrada é a maior aliada de uma gestante, já que isso ajuda a controlar todos os outros “problemas” que podem surgir durante esse período. Além disso, ingerindo os alimentos corretos, você se sentirá muito mais disposta nessa fase. Entretanto, não tem nenhum problema em comer algo que você sinta desejo, ok? Não passe vontade!

Qual é a importância de cuidar no corpo na gestação?

Apesar de muitos cuidados serem mais voltados para a parte estética, ficar de olho no bem-estar do seu corpo durante a gravidez também muito importante para preparar a mulher para o parto e para os meses seguintes ao nascimento do bebê.

Displaying IMAGEM-5.jpg

Por exemplo, muitas grávidas procuram fazer ioga e pilates durante a gestação para preparar e fortalecer a estrutura corporal para o parto. Esses tipos de exercícios físicos, com acompanhamento médico, fazem com que diversos “sintomas” da gestação sejam aliviados, como a intensidade do desconforto na lombar devido ao “peso extra” carregado durante os nove meses.

Além disso, é sempre bom recordar que quando estamos com uma boa autoestima, momentos mais críticos se tornam menos incômodos. Por isso, apesar da montanha-russa de emoções, se dê momentos de atenção e carinho apenas para você. Lembre-se que, antes de ser mãe, você é mulher e merece ser mimada.

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.