Início » Blog » Beber água tem realmente muitos benefícios?

Beber água tem realmente muitos benefícios?

O nosso corpo é formado por 60% de água. Só isso já seria motivo suficiente para beber a quantidade recomendada diariamente. Mas, além de estar presente em nosso organismo de forma inegável, tomar o líquido oferece inúmeros benefícios, que muitas vezes não temos nem ideia.

A água não vai apenas matar a sua sede, mas também melhorar sua saúde em vários aspectos. Se você ainda tem dúvidas, continue lendo o post e descubra os principais benefícios para o corpo.

Leia também: Vida longa para quem bebe vinho – a rainha comprova!

Beber água é bom para o seu corpo

Vamos começar falando de 5 benefícios que tenho certeza que você vai querer desfrutar:

  • Evita/diminui a celulite: Como beber água faz o corpo eliminar impurezas e estimula a evacuação, isso impede o surgimento da celulite;
  • Regula a temperatura corporal: Isso é importante para repor tudo que perdemos através do suor, urina, fezes, etc. Ao tomar água, o corpo se mantém equilibrado e desintoxicado;
  • Poderosa para a hidratação da pele, unhas e cabelo: Esses são os primeiros lugares que sentem a desidratação, então beber água é o que vai melhorar o tônus, textura e elasticidade da pele, já que estimula a absorção de nutrientes;
  • Melhora a circulação sanguínea: Ao bebermos a quantidade correta de água, o corpo evita reter sódio, principal motivo do inchaço. Desse modo, a circulação melhora graças ao aumento do volume do sangue;
  • Ajuda a emagrecer: Bebendo as quantidades recomendadas de água, sentimos menos fome e mais saciedade. Ela também ajuda no processo da digestão e evita a prisão de ventre.

Qual a quantidade indicada de água por dia?

É muito comum acreditar que todos devemos beber a mesma quantidade do líquido por dia, mas não. Aquele conselho de “beba 2 litros de água por dia” pode não funcionar para você – isso vai depender do seu peso.

Por isso, para saber qual a quantidade que você realmente deve beber por dia, basta multiplicar seu peso exato por 0,03.

Por exemplo: uma pessoa que tem 50kg vai precisar ingerir 1,5L por dia. Se pesar 70kg, o ideal é ingerir 2,1L. E dessa maneira o corpo estará equilibrado e bem hidratado!

É perigoso beber água em excesso?

Sim! Tudo em excesso acaba fazendo mal. Ingerir muita água pode diminuir muito o sódio no sangue, assim como causar uma sobrecarga renal e até mesmo um edema cerebral. Os principais sintomas são:

  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Cólicas;
  • Confusão mental.

Por isso, procure sempre ingerir a quantidade indicada para o seu peso, que nem você aprendeu no item anterior.

Leia também: Como melhorar sua autoestima em 12 passos

Beber água em jejum faz bem?

Sim! Ela acelera o metabolismo, dessa forma te ajudando a perder peso e a remover as impurezas do organismo. Isso também melhora o aspecto da pele e cabelos.

Beber água logo de manhã renova as células, equilibra o sistema linfático e serve até mesmo de combustível para o cérebro. Faça isso por uma semana e você logo perceberá que se sentirá mais “acordado” durante o dia.

Água com limão e águas saborizadas

Elas também são excelentes para manter o corpo hidratado e, de quebra, ainda oferecem mais benefícios. A água com limão, por exemplo, se tomada pela manhã, ajuda na digestão, estimula o sistema imunológico, é diurético, equilibra os níveis do pH corporal, limpa a pele e melhora até mesmo o humor!

No caso da água saborizada, vai depender de qual fruta/legume você colocar! Por exemplo, os cítricos ajudam na vitamina C, frutas vermelhas e roxas como morango, uva, mirtilo, são antioxidantes e ajudam a manter a pele rejuvenescida. E você pode colocar água mineral ou água de coco! Escolha seu objetivo e confira as inúmeras receitas na Internet!  

Não sinto vontade ou esqueço de beber água, e agora?

Não precisa entrar em desespero! Beber água também é uma questão de hábito, assim como escovar os dentes e calçar os sapatos. Confira algumas dicas para te ajudar:

  1. Sempre tenha uma garrafa perto de você: a maioria das pessoas se esquece de levantar e tomar água, principalmente quando estão concentradas no trabalho ou estudo. Mas se você tiver uma garrafa, do lado basta olhar para ela e você se lembrará! Outro benefício é que a garrafa é sustentável, e evita o desperdício de copos descartáveis;
  2. A água com gás também hidrata: Apesar da efervescência, médicos e pesquisadores afirmam que quando se trata de hidratação, a água com gás também atende essa necessidade. Por isso, se você prefere esse tipo de água, é uma ótima maneira de começar a inserir no seu dia a dia;
  3. Águas saborizadas: Se você não gosta de água, uma maneira de começar é pela água saborizada! Não será um suco, obviamente, mas já vai ter um toque diferente e é cheia de benefícios! Coloque seus ingredientes favoritos e vá se habituando aos poucos.
  4. Tome um copo de água logo pela manhã: Tente fazer isso logo após escovar os dentes, como um segundo passo, por exemplo. Se for difícil lembrar, deixe um post-it em algum lugar visível, isso te ajudará!
  5. Substitua os refrigerantes, sucos e chás por água nas refeições: A água te ajudará a saciar a fome, e dessa forma você pode até mesmo emagrecer.
  6. Tome um copo de água a cada vez que consumir outra bebida: Ainda mais se for alcoólica! Isso evita a ressaca e te ajuda a beber menos.

Leia também: Dicas saudáveis para você começar a comer bem

Como ensinar as crianças a beberem mais água?

As crianças, principalmente em período de férias, tendem a brincar muito. E aí, na maioria dos casos, acabam até se esquecendo de tomar água. Isso porque, dependendo da idade, ainda não sabem identificar a sede, então cabe aos pais incentivar os pequenos e os lembrarem de tomar água.

Como as crianças precisam de estímulo, é legal tornar isso uma brincadeira. Uma ótima ideia é colocar um quadro na cozinha, com algo que simbolize o ato de beber água.

Por exemplo, se o ideal para o seu filho é beber 5 copos de água por dia, desenhe 5 copos no quadro. A cada vez que ele tomar o líquido, o incentive a colorir os copos. Dessa maneira, isso te torna um jogo e ele vai se habituar rapidamente!

Substituir bebidas açucaradas (como refrigerante e sucos de caixinha) também é importante: em vez delas, proponha sempre água durante as refeições. Além de criar o hábito na criança, ela acaba tendo uma alimentação mais saudável.

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.