Smartphones fazem mal para o desenvolvimento de uma criança?

Se você é pai ou é responsável por cuidar de crianças pequenas, já deve ter feito este questionamento em algum momento: “Será que faz mal dar o meu smartphone/tablet para ele/ela brincar?”. Apesar de ser um pensamento corriqueiro do dia a dia, essa é uma decisão muito importante e que pode refletir no futuro do seu filho.

 

Segundo uma pesquisa feita em 2014 pela AVG Technologies, 66% das crianças de todo o mundo, entre as idades de 3 a 5 anos, já sabem usar jogos de computador e 47% sabe como usar um smartphone. Já no Brasil, cerca de 97% das crianças, com idades entre 6 a 9 anos, usam a internet no dia a dia. Um número um pouco assustador, não concorda?

“Como os smartphones podem fazer mal ao meu filho(a)?”

 

Um estudo feito pela Sociedade Canadense de Pediatria (SCP) e pela Academia Americana de Pediatria (AAP) mostrou que o uso excessivo de smartphones e tablets podem ser muito prejudiciais para crianças de até 12 anos. Entre os malefícios mais citados estão:

 

 

Obesidade infantil

É estimado que crianças que usam gadgets em seus quartos possuam 30% a mais de chances de se tornarem obesas em um futuro próximo.

Distúrbios do sono

Além da obesidade, crianças com aparelhos em seus quartos podem deixar o horário do sono de lado para jogar, conversar ou navegar on-line. Apesar do monitoramento dos pais, a criança pode escolher usar o aparelho escondido quando de fácil alcance.

Dependência

Com o uso excessivo de smartphones, existe uma grande tendência para que a criança crie uma dependência com o aparelho e possa, consequentemente, se afastar de amigos e familiares. Além de ser péssimo para a rotina, esse vício também pode trazer graves consequências emocionais para a criança.

Radiação

 Por ser uma tecnologia nova, não é possível saber qual é o dano que a emissão de radiação do celular pode causar a longo prazo. Porém, a OMS (Organização Mundial da Sáude) alerta que crianças são mais sensíveis a esse tipo de radiação.

Superexposição

Com o acesso fácil aos smartphones e à internet, a criança, em sua inocência, se torna muito mais vulnerável à superexposição on-line.

Déficit de atenção

 Devido à grande velocidade dos conteúdos, o uso em excesso desses aparelhos podem ajudar a aumentar a falta de atenção da criança. Nesse caso, sua concentração e memória seriam diminuídas devido ao déficit.

Agressividade

 Se uma criança possui acesso a conteúdos agressivos e violentos, é possível que ela queira reproduzir esses comportamentos no seu dia a dia.

 

 

 

“Como os smartphones podem fazer bem ao meu filho (a)?”

 

Apesar de todos os malefícios citados acima, ainda é possível ver algo de bom no uso de smartphones e tablets por crianças! Segundo um estudo feito pela Universidade de Chicago, o uso de um aplicativo de matemática durante um ano fez com que, aqueles que tivessem acessado o app pelo menos duas vezes por semana, melhorassem a sua nota durante aquele período, comprovando que, quando usado de forma moderada, smartphones e tablets podem ajudar no aprendizado de crianças e adolescentes.

 

 

Ou seja, se forem administrados com responsabilidade, esses aparelhos podem facilitar o processo de aprendizagem. Além disso, com os tablets é possível ter acesso a um grande arquivo de vídeos educativos que, além de entreter, podem também auxiliar nesse processo.

O segredo para aproveitar apenas dos benefícios dos smartphones e tablets é saber a dosagem ideal! Encontre o equilíbrio entre o que é saudável e o que traz felicidade para a sua criança e para você!

Veja 5 dicas para controlar o uso de smartphones por crianças:

 

 

No começo, encontrar o equilíbrio perfeito pode ser algo difícil para os pais e cuidadores, já que a criança pode ficar relutante em perder um “privilégio”. Porém, com algumas mudanças mais sutis e muito diálogo é possível descobrir o caminho mais fácil para utilizar smartphones e tablets de forma saudável. Se precisar de mais informações sobre autoconfiança na relação com seus filhos, leia o eBook “22 dicas para uma relação mãe e filhos com autoestima elevada“.

1 – Determine um horário fixo para o uso do celular ou tablet

A indicação feita pela AAP é de, no máximo, duas horas de uso de smartphones e tablets por dia para crianças com idade acima de dois anos. Porém, se você acha que duas horas é muito para o seu filho (a), tente distribuir essas horas ao longo do dia. Isso fará com que você tenha mais controle do tempo de uso desses gadgets e também fará com que seu filho aprenda a respeitar compromissos.

2 – Converse com o seu filho

Decidiu estipular horários para o uso dos smartphones? Ótimo! Porém, lembre-se de criar um diálogo com o seu filho para decidir os melhores horários. Apesar de ser uma criança, ele possui uma personalidade e algumas necessidades que devem ser entendidas e respeitadas. Além disso, é provado cientificamente que conversar é a melhor forma de estimular o aprendizado da criança e, com essa troca de ideias, vocês também poderão criar uma relação de cumplicidade e confiar um no outro até mesmo para coisas pequenas.

3 – Aproveite os momentos de entretenimento com ele

Se vocês entraram em acordo, que tal separar um tempo para aproveitarem o smartphone ou tablet juntos? Procure por algum jogo on-line ou até mesmo escolha filmes para assistirem algumas vezes na semana. Faça com que esse momento de entretenimento seja prazeroso para ambos e que se transforme em uma forma de fortalecer a relação entre pai e filho (aliás, se quiser dicas para aumentar a autoconfiança de seus filhos e sua autoestima, clique aqui ).

4 – Faça atividades fora de casa

Se o seu filho possui um tempo livre entre as aulas ou está de férias, estimule o hábito de fazer atividades fora de casa. Leve-o para bibliotecas, parques, feiras, ou até mesmo para brincar com algum amigo. Procure fazer com que ele sinta bem ao estar em céu aberto e, consequentemente, esqueça dos tablets e smartphones nesse período.

5 – Seja o exemplo em casa

De nada adianta ensinar o seu filho a usar smartphones de forma controlada se você não é um exemplo. Aproveite os seus horários livres para dar atenção aos seus filhos, ao seu parceiro (a) e a você mesmo. Deixe o celular de lado e aproveite os momentos em família para que seus filhos tenham em quem se inspirar!

 

 

 

Leia mais:

As 8 doenças mais comuns na infância

 

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

1 comentário em “Smartphones fazem mal para o desenvolvimento de uma criança?”

  1. Pingback: Como as crianças brincavam antes do smartphone? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

Comentários encerrados.

Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online