Rinite alérgica: Causas e tratamentos

Não tem como evitar: nas épocas mais geladas do ano a rinite alérgica parece ser a grande vilã, impedindo o bem-estar de muita gente, às vezes até mais do que a gripe ou resfriado.

 

A rinite atinge todas as pessoas, de todas as idades. Em ambientes com muitas pessoas e pouca ventilação, como escolas, escritório (principalmente pelo uso errado do ar condicionado), ônibus, etc, a alergia se torna ainda pior.

 

rinite alérgica, remédio para rinite alérgica, sintomas da rinite alérgica, o que é rinite alérgica.

 

 

O que é rinite alérgica?

 

A rinite alérgica acontece quando o sistema imunológico está tentando se proteger de substâncias que o próprio corpo julga como tóxicas, entre elas: poeira, cheiros fortes, pelos, mofo, mudanças climáticas, pólen… O nariz é o mais afetado por essa alergia, já que ele é o responsável por limpar e filtrar o ar que chegará aos pulmões. Por conta disso, acontece o espirro: uma maneira de o corpo se defender e não deixar nada tóxico entrar nas vias respiratórias.

 

Leia também: As 8 doenças mais comuns em crianças

 

É comum, em uma crise de rinite, a pessoa espirrar diversas vezes seguidas, o que causa mal estar e até mesmo constrangimento, dependendo do lugar em que ela está. Além do espirro, os olhos também podem lacrimejar e o nariz ficar trancado, seguido por coriza. Nos piores casos, há complicações. A pessoa que sofre de rinite alérgica forte e continuada pode desenvolver sinusite e pólipos nasais que podem vir a obstruir totalmente o nariz.

 

Quem pode ter rinite?

 

Pesquisas consideram que a predisposição para rinite é de 50% de chance se os pais forem alérgicos. É comum, também, de a pessoa não nascer com rinite, mas se tornar alérgica ao longo da vida. Caso nenhum dos pais tenha rinite, a probabilidade de desenvolver a doença ainda é de 10% a 25%. Fatores como clima, alimentação e estilo de vida também podem influenciar no desenvolvimento da alergia.

 

Ok, mas por que no inverno ela piora?

 

Como no inverno usamos e abusamos de blusas, casacos e cobertores de pelo, lã, etc, nosso corpo pode apresentar alergias, entre elas a rinite. Por conta de fungos e ácaros, já que essas peças de roupas costumam ficar guardadas por muito tempo, a reação costuma ser mais forte e também mais duradoura.

 

Como se não bastasse, no frio é normal ficarmos em ambientes aquecidos, fechados, dentro de casa, carro, escritório. Além da falta de circulação de ar, sair desses ambientes quentes e entrar em ambientes gelados é um problema, pois quebras muito abruptas de temperaturas podem provocar uma crise de rinite.

 

Os sintomas

 

Se você ainda não tem certeza se tem rinite alérgica, confira os sintomas abaixo e descubra:

 

– Espirar várias vezes seguidas;

– Nariz entupido (às vezes, até mesmo o ouvido);

– Coriza;

– Olhos inchados e lacrimejando;

– Rosto inchado;

– Coceira no nariz;

 

Aliada à rinite, a pessoa também pode apresentar sinusite (inflamação nos ossos do rosto), dependendo do grau da alergia. Antes de tudo, é muito importante consultar um médico para verificar se os sintomas conferem com a doença.

 

 

As causas

 

As causas da rinite alérgica são diversas. As mais comuns são: mofo, principalmente em apartamentos e casas muito úmidas, pelos de roupas e cobertores.

 

rinite alérgica, remédio para rinite alérgica, sintomas da rinite alérgica, o que é rinite alérgica.

 

Mudanças climáticas muito abruptas, excesso de pólen, fumaça de cigarros e perfumes muito fortes também ajudam a agravar a rinite.

 

Clique e descubra quais são os benefícios do café

 

Prevenção da rinite

 

Se você já possui rinite, vale a pena ficar de olho nas nossas dicas, para que você não tenha uma crise alérgica antes de algum compromisso ou festa importante!

 

1 – Evitar borrifar perfumes muito fortes;

2 – Dar preferência a roupas recém-lavadas, que não estão guardadas há muito tempo no armário;

3 – Evitar produtos de limpeza;

4 – Evitar inalar fumaça;

5 – Não mudar abruptamente de temperatura (sair do ar condicionado quente para a rua gelada, por exemplo);

6 – Usar edredons em vez de cobertores com muito pelos.

7 – Sempre manter a casa limpa, e livre de pó, pelos e mofos.

8 – Evitar ter tapetes, almofadas e colchas com pelos, dê preferência aos tecidos lisos.

9 – Cuidado com o uso dos incensos, pois muitas vezes eles podem fazer com que a rinite se agrave.

10 – Não utilizar cremes que tenham aroma muito forte.

11 – Evitar laticínios. Pesquisas indicam que o leite aumenta a produção de muco.

12 – Buscar manter uma prática rotineira de atividades físicas e ao ar livre.

13 – Evidentemente, é absolutamente desaconselhável que um alérgico com rinite seja fumante!

 

Com essas dicas, com certeza ficará muito mais fácil evitar a rinite.

 

É importante lembrar, também, que ocorre grande aumento de casos de alergias respiratórias em locais poluídos. É preciso, portanto, que toda a sociedade esteja consciente dos malefícios das poluição atmosférica, que vão, inclusive, muito além das consequências alérgicas.

 

Tratamento de rinite alérgica

 

Além da prevenção que comentamos acima, para tratar a rinite alérgica pode ser necessário utilizar medicamentos prescritos por médicos. Os mais utilizados para interromper a crise de rinite são os antialérgicos, mas é importante também utilizar medicamentos para um tratamento de longo prazo, visando diminuir cada vez mais a intolerância do sistema imunológico a certos cheiros e substâncias. 

 

 

Outra opção, também usada no tratamento, é a de vacinas antialérgicas. Se ministradas corretamente, elas podem reduzir – e muito! – a alergia, até o ponto em que o paciente não precisa mais fazer uso de medicamentos, nem de antialérgicos! Essa é uma ótima – e talvez a mais eficaz – maneira de tratar a rinite alérgica.

 

            Leia também: 22 Dicas para ter uma relação mãe e filho com autoestima elevada!

 

Parte do tratamento também consiste em ter uma casa impecavelmente limpa. Trocar lençóis, fronhas e cobertores semanalmente para evitar acúmulo de ácaros e bactérias é muito importante, assim como manter a casa arejada.

 

 

Qual é a cura para a rinite alérgica?

 

Infelizmente ainda não existe cura para a rinite alérgica, mas grandes instituições, como Harvard, estão investindo arduamente em pesquisas para encontrar a cura. Enquanto ela não chega, que tal seguir as nossas dicas de prevenção e tratamento?

 

Gostou desse post? Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades!

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online