Início » Blog » Operação Verão: Pode cirurgia plástica nessa época?

Operação Verão: Pode cirurgia plástica nessa época?

A cirurgia plástica devolve – e também aumenta! – a autoestima de muitas pessoas. O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, isso graças à competência dos nossos profissionais e também à facilidade de pagar por elas. Parcelamento, financiamento, etc.

 

Cirurgia plástica e autoestima: mulher sentada de costas na praia e de frente para o mar, com os braços abertos

 

Devemos levar em consideração muitos fatores antes de se submeter a uma cirurgia, e um deles é a época do ano! Inverno, primavera, outono ou verão? No final das contas, qual é o melhor período para fazer uma cirurgia plástica?

 

Descubra: 10 famosas que têm silicone e você talvez não saiba

 

Com o verão se aproximando, muitas pessoas consideram realizá-la prontamente. É por isso que no post de hoje te explicaremos os prós e contras de realizar uma cirurgia plástica nessa temporada do ano!

Quais são as cirurgias mais procuradas no verão?

  • Prótese de silicone;
  • Abdomnoplastia;
  • Lipospiração;
  • Otoplastia;
  • Lipoescultura.

É claro que não podemos nos esquecer também das cirurgias faciais, como facelift, rinoplastia, blefaroplastia (plástica nas pálpebras), etc. Entretanto, nesse período de tempo, as mais buscadas são as citadas acima.

 

Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?

Obviamente a primeira estação que vem à mente é o inverno, já que é mais confortável para usar as cintas modeladoras e também onde a exposição solar é menor. Mas será mesmo que essa é a melhor opção?

A resposta é simples: se você tiver férias programadas para essa época, então sim! Mas também no verão as cirurgias plásticas são muito procuradas, graças às férias de final e começo de ano (natal, ano novo, carnaval).

A verdade é que não importa a época do ano, pois em todas você deverá tomar cuidados e seguir à risca os conselhos do seu cirurgião!

 

Cuidados necessários na recuperação da cirurgia plástica:

  • Evite exposição solar: tomar sol após a cirurgia pode trazer sérias consequências para o resultado final, já que esse ato estimula a produção da melanina, piorando o aspecto da cicatriz. Sem falar das manchas solares, que são muito difíceis de serem eliminadas, mesmo com ótimos tratamentos estéticos. Caso não seja possível se “esconder” do sol, tome os cuidados básicos: protetor solar FPS 60, boné e óculos de sol, principalmente se a cirurgia plástica for no rosto. Se você deseja resultados positivos, siga os conselhos do seu médico e evite exposição solar por pelo menos 30 dias após a cirurgia.
  • Use a cinta: ela é decisiva para manter tudo no lugar e garantir um resultado bonito. No verão pode ser um pouco desconfortável, mas ela é essencial, então continue usando-a! Alguns profissionais recomendam usar até 3 meses após a cirurgia, então siga à risca esse cuidado!

  •  

    Evite nadar: o cloro e a água salgada do mar podem interferir bastante na cicatrização, e são ambientes perfeitos para a proliferação de bactérias, então cuidado com infecções! Nadar também pode forçar os músculos. A prática de atividade física é recomendada, mas sempre com precaução e aconselhamento do seu cirurgião.

  • Tome muita água: principalmente em cirurgias de lipo ou abdominoplastia, é necessário tomar mais de 3 litros de água por dia, ainda mais por ser em uma estação quente. Isso te mantém hidratada e ajuda a combater o inchaço.
  • Faça drenagem linfática: ainda sobre o inchaço, é importante realizar a drenagem para eliminar o excesso de líquidos e também acelerar o processo de recuperação. É importante realizá-la com profissionais recomendados pelo seu cirurgião, assim como a quantidade de sessões.
  • Tenha uma dieta leve e balanceada: evite frituras, chocolate e carnes pesadas, como porco. Isso atrapalha a cicatrização e também pode gerar desconforto. Coma muitos legumes, grãos, sucos, etc.

 

Mãos com luvas de cirurgia plástica enquadrando o rosto de uma mulher

 

Vantagens da cirurgia no verão:

  • Maior tempo de recuperação: Normalmente o verão está atrelado com as férias de final de ano, por isso você terá mais tempo e tranquilidade para se recuperar, sem se preocupar com a pressão de voltar ao trabalho e/ou resolver pendências.
  • Maior renda: Décimo terceiro, férias, etc, isso pode ajudar a aumentar a renda, e dessa forma pagar a cirurgia.

 

Desvantagens:

  • Inchaço: Devido às temperaturas altas, o corpo tende a ficar mais inchado, gerando desconforto e necessidade maior de se repousar.
  • Maior propensão à manchas: Se você se expor ao sol, pode piorar os aspectos das cicatrizes, tornando insatisfatório o resultado da cirurgia. Por isso, por pelo menos 30 dias depois, fuja e se proteja do sol!

 

Leia também: Quer levantar os seios? Conheça o lifting de mama

 

A preparação:

Independente da estação do ano, esses são os cuidados que todos devem ter antes de se submeter à uma cirurgia plástica:

  1. Evite o consumo de álcool e cigarros nos dias antecedentes à cirurgia (pelo menos 72 horas antes);
  2. Não utilize nenhum tipo de maquiagem (nem esmalte) no dia do procedimento;
  3. Deixe o cirurgião ciente de todos os medicamentos que você utiliza (acredite, eles podem interferir na anestesia);
  4. Realize todos os exames solicitados;
  5. Faça jejum no dia da cirurgia;

Mulher com o corpo marcado para cirurgia plástica segurando uma fita métrica esticada para frente ao redor dos glúteos

 

Leia também: Abdominoplastia – O guia completo da plástica no abdome

 

Não se esqueça também de procurar o cirurgião com quem você se sinta mais à vontade!

Uma das coisas mais importantes é conferir as credenciais do profissional. Portanto, verifique sua situação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também se o mesmo possui cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRM) da região onde ele atua.

O preço mais alto nem sempre significa a melhor qualidade, portanto confie em sua intuição. Outra dica muito importante na hora de escolher seu profissional é conversar com amigas que já realizaram alguma cirurgia plástica – especialmente se for a mesma que você deseja realizar -, e ver quais são suas opiniões sobre o médico e o resultado final.

Verificar se o local onde será realizada a cirurgia tem o alvará de funcionamento, assim como todos os aparelhos necessários, também é crucial na hora de se submeter a uma cirurgia plástica.

Com essas dicas, fica muito mais fácil realizar a cirurgia plástica não somente no verão, mas em qualquer época do ano!

Você já realizou alguma cirurgia plástica no verão? Como foi a recuperação? Tem algum conselho para dar? Compartilhe conosco comentários!

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.