Explicando a Lipoaspiração

Você sabia que a Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais feita no Brasil? Segundo um levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), foram realizados mais de 182 mil lipoaspirações no país em 2015.

 

 

Apesar de ser uma cirurgia muito comum hoje em dia, a história da criação desse procedimento é muito peculiar. A lipo foi inventada em 1977 pelo cirurgião plástico francês Yves-Gérard Illouz. Naquela época, Yves namorava uma famosa atriz francesa, que possuía uma gordura a mais na região das costas que a incomodava muito. Aproveitando o relacionamento com o médico, essa atriz pediu para que ele retirasse a gordura de uma forma que não deixasse cicatriz na região. Para satisfazer o desejo da amada, o cirurgião começou a estudar e fazer um monte de experimentos para encontrar uma solução.

 

No Brasil, a primeira lipo foi feita pelo brasileiro Luiz Haroldo Pereira em 1980 numa cirurgia em conjunto com Yves-Gérard Illouz.

 

O que é Lipoaspiração?

 

A lipo é um procedimento estético em que uma cânula retira gorduras localizadas de determinadas áreas para ajudar a melhorar o contorno do corpo. Por exemplo, se você passou por um processo de emagrecimento, mas ainda assim existe gordura em excesso na sua barriga, a lipoaspiração é a cirurgia plástica indicada para eliminar essa “sobra”.

 

Como é essa cirurgia plástica?

 

Após a aplicação de uma anestesia, o médico introduz na pele pequenas cânulas que chegam ao tecido adiposo, local logo abaixo na camada de pele em que a gordura está localizada. Com isso, essas cânulas conseguem sugar o excesso de gordura.

 

 

Devido à colocação das cânulas, o cirurgião responsável é obrigado a fazer pequenos cortes na pele. Porém, o procedimento – quando realizado adequadamente por um médico capacitado – não deixa cicatrizes muito visíveis após algum tempo.

 

Como é a recuperação da Lipoaspiração?

 

A recuperação da cirurgia é considerada rápida, visto que, depois de uma semana, o paciente já pode voltar aos seus afazeres normais, desde que sem muito esforço físico. Além disso, o paciente poderá ter que utilizar durante algum tempo uma cinta modeladora que irá ajudar no processo de cicatrização e modelação da área operada.

 

O resultado final da cirurgia só poderá ser visto claramente seis meses após a lipospiração. Antes disso, o paciente ficará com algum inchaço na região operada, que irá diminuindo conforme o tempo de recuperação for passando.

 

 

Para quem é indicado essa cirurgia?

 

A lipo é indicada para pessoas que não conseguem eliminar gorduras localizadas com alimentação saudável e exercícios físicos. Por exemplo, quando alguém passa por um processo de emagrecimento intenso que deixa gorduras localizadas em determinados locais.

 

 

 

 

 

6 coisas que você não sabia sobre a Lipoaspiração

 

1 – Diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura

 

Lipoaspiração: esse procedimento é focado em retirar excessos de gordura de determinadas regiões para melhorar o contorno do corpo.

 

Lipoescultura: nessa cirurgia, a gordura é retirada de uma região e enxertada em outra. Assim como a lipoaspiração, a lipoescultura é utilizada para melhorar o contorno do corpo, porém não há eliminação da gordura.

 

2 – Dificilmente aquela área operada será depósito de gordura novamente

 

Isso acontece porque as células de gordura só se reproduzem durante a adolescência e, após essa fase, essas células só aumentam de tamanho. Sendo assim, a área que foi “operada” terá menos células de gordura, dessa forma a região não receberá o mesmo gordura.

 

 

3 – Apenas 5% da gordura pode ser retirada na cirurgia

 

Segundo um consenso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o volume de gordura aspirada não pode ser maior do que 5% do peso corporal do paciente. Além disso, para saber quanto de excesso de gordura será retirado, o médico precisa aliar o peso às análises clínicas feitas antes da cirurgia. Por isso, é de extrema importância procurar um cirurgião plástico de confiança para realizar o procedimento.

 

4 – A internação da cirurgia dura apenas um dia!

 

Assim como o tempo de cirurgia depende da área que será operada, o tempo de internação também segue essa regra. Entretanto, se não houver nenhum tipo de complicação, é muito comum que a pessoa fique internada por apenas 24 horas após o procedimento. Caso a cirurgia seja em um lugar pequeno, é bem provável que ela possa ir para casa do mesmo dia.

 

5 – As áreas mais comuns de Lipoaspiração

 

  • Coxas (parte interna e externa)
  • Culote
  • Abdome
  • Flancos (cintura)
  • Braços
  • Região da “papada”

 

6 – Lipoaspiração não foi feita para emagrecer

 

Para emagrecer, a pessoa deve ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos diariamente. A lipoaspiração foi criada para retirar gordura de lugares em que é muito difícil eliminá-las naturalmente. Por isso, não faça essa cirurgia com o intuito de perder peso. Neste caso, associe o procedimento a um acompanhamento nutricional e físico.

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online