Dicas saudáveis para você começar a comer bem

Uma pesquisa encomendada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) mostrou que 56% da população brasileira está mais interessada em uma alimentação saudável e a investir dinheiro para mudar seus hábitos alimentares.

Entretanto, muitas pessoas ainda acreditam que a alimentação saudável só é possível a partir de dietas restritivas e que só é preciso mudar os hábitos para perder peso. Por isso, muitos desanimam antes mesmo de tentar. No entanto, isso não é verdade!

Displaying IMAGEM1.jpg

Ter uma boa alimentação é sinônimo de corpo saudável e refeições nutritivas. É preciso esquecer as dietas medonhas e também a estigma de que é preciso sofrer para ser saudável (e até mesmo perder peso, para aqueles que têm isso como objetivo).

A solução para isso se chama reeducação alimentar, que nada mais é do que aprender que você pode comer de tudo (inclusive os famosos fast foods), porém é necessário saber equilibrar.

Além disso, a reeducação alimentar não te força a “passar fome” e nem vontade, o segredo é fazer trocas inteligentes e aprender a dosar o quanto de comida comer. Mas é necessário saber que para toda mudança alimentar, seja ela singela ou drástica, é recomendado o acompanhamento de um profissional especializado, pois ele irá personalizar a sua rotina de alimentação de acordo com a sua vida.

Aqui neste post irei apenas dar algumas dicas básicas para começar a mudar a sua alimentação e se tornar-se uma pessoa mais saudável. Confira!

Como começar a comer bem todos os dias?

Mudar a rotina e começar a comer bem não é algo fácil ou que acontece da noite para o dia. É preciso ter paciência e perseverança. Apesar de eu ter falado da reeducação alimentar, algo mais importante é a educação alimentar, ou seja, aprender e conhecer tudo o que faz bem para o seu organismo e o que você precisa comer para sentir-se satisfeito (a).

Para isso, a resposta mais fácil é começar a estudar e pesquisar sobre o assunto. Assim, você sempre saberá qual é a melhor opção e, além disso, é muito importante ter o acompanhamento de um profissional, assim você não coloca a sua saúde em risco.

Enquanto você ainda não se educou, pequenas mudanças no dia a dia podem ser a forma mais fácil de começar a comer bem e de forma saudável!

7 trocas saudáveis que você pode fazer

Outra forma fácil de deixar a sua alimentação mais saudável é fazer simples trocas e inteligentes. Veja algumas ideias:

1 – Frutas comuns por orgânicas

Apesar de serem mais caras, as frutas orgânicas não possuem nenhum tipo de resquício de produto químico, o que acontece com as frutas comuns. Com o passar dos anos, essa química pode prejudicar, e muito, o seu organismo.

2 – Farinha branca por farinha integral

Essa é uma troca que você nem vai sentir a diferença com o seu paladar, porém o seu corpo amará. A farinha integral é uma ótima opção para qualquer tipo de massa que você desejar fazer, além disso ela auxilia no funcionamento do intestino!

Displaying IMAGEM4.jpg

3 – O frito pelo grelhado ou assado

Talvez você não saiba disso, mas TODO alimento que pode ser fritado também pode ser grelhado ou assado, e isso não muda o seu sabor. Prefira sempre utilizar pequenas quantidades de azeite para grelhar seu alimento e aproveite todo o seu sabor de uma forma bem mais saudável.

4 – Tempero pronto pelo caseiro

Apesar de serem deliciosos, os temperos prontos estão repletos de ingredientes e conservantes que não fazem bem para o organismo, por isso, evite-os o máximo o possível. Além disso, seu excesso de sódio pode causar inchaços desnecessários. Prefira sempre fazer o seu próprio tempero. Além de ser algo muito mais saudável, também é uma ótima opção para deixar sua comida com o seu gostinho preferido (e criado por você).

5 – Enlatados por congelados

Nenhuma das opções é a mais saudável, é sempre melhor utilizar alimentos frescos. Porém sabemos que a rotina não é algo fácil e previsível. É sempre bom ter uma carta na manga. Nesse caso, prefira os alimentos congelados aos enlatados, visto que eles são mais naturais, não possuem nenhum (ou não deveriam possuir) tipo de conservante ou até mesmo produtos que possam alterar a qualidade do alimento, como sal e água.

6 – Refrigerantes por sucos naturais (ou água)

Essa troca não tem muito segredo, não é mesmo? Sucos naturais e, principalmente, a água, sempre serão a melhor opção na hora de matar a sede. Evite ao máximo a ingestão de refrigerantes e outras bebidas gasosas. O seu organismo agradece!

7 – Salgadinhos industrializados por chips caseiros

Sabemos que salgadinhos são deliciosos, não é? Mas há outras opções, como os chips caseiros. Além de terem um sabor maravilhoso, também ajudam a melhorar o seu organismo. Que tal equilibrar e fazer trocas de vez em quando? Uma boa pedida são os chips de batata doce e maçã, aposto que você vai adorar. É só só cortar, colocar no forno e voilà, está pronto!

Não tenho tempo para cozinhar e agora? 

Se a sua rotina não permite que você faça a sua própria comida saudável e você é obrigado (a) a almoçar fora todos os dias, saiba que também é possível ser ter uma alimentação completa e sem cair no mundo das tentações que te forçam a fraudar sua alimentação saudável. Pensando isso, selecionei algumas dicas essenciais, mas simples e que você pode incluir na sua rotina.

1 – Faça um café da manhã reforçado

Como você já deve ter ouvido milhares de vezes, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É essa refeição que te dará gás para encarar o novo dia. Por isso, nunca deixe de lado ou faça de forma rápida. Aproveite esse momento para comer coisas nutritivas e saudáveis. Escolha frutas, leite e iogurtes para compor sua mesa. Isso te ajudará a acordar de forma melhor e também a melhorar o seu humor. 

2 – Lembre-se dos lanchinhos entre as refeições principais

Sabe aqueles snacks saudáveis? Não se esqueça deles quando pensar em comer um biscoito recheado ou salgadinho. Os snacks ajudam a diminuir a fome e também auxiliam o seu corpo a funcionar melhor durante o dia. Assim como no café da manhã, frutas e iogurtes também podem fazer parte dos lanchinhos do dia. 

3 – Não evite tudo, mas maneire sempre que puder

Passar vontade nunca será a melhor opção. Aprenda a escolher sabiamente as porções de tudo que você for comer. Como diria aquele ditado: “tudo que é exagerado faz mal”. Tenha bom senso.

4 – Sobremesa não faz mal… desde que em pequenas porções

Como eu disse acima, ninguém é obrigado a passar vontade e isso pode até mesmo ser prejudicial para você. Você pode e deve se dar ao direito de aproveitar uma boa sobremesa, mas sem exagerar.

5 – Procure opções mais saudáveis

Vai almoçar no restaurante de sempre ou em algum lugar mais requintado? Tente optar por pratos mais saudáveis ou pegue apenas um pouco daquilo que foge do que você se comprometeu a comer.

Displaying IMAGEM5.jpg

6 – Pegue o contato de uma marmitaria fitness

A marmita tem sido uma ótima saída para muitas pessoas que vivem na correria. Esse tipo de restaurante oferece as melhores opções para quem está buscando uma apenas uma mudança ou até mesmo uma reeducação alimentar. Assim, você pode escolher sua marmita do dia, encomendar o menu da semana ou quem sabe receber tudo congelado e só incluí-la na sua rotina.

Entretanto, antes de se aventurar no mundo das marmitas, tenha certeza da procedência dos alimentos, assim você foge de uma enrascada e não oferece riscos para a sua alimentação saudável.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar o conteúdo!

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

2 comentários em “Dicas saudáveis para você começar a comer bem”

  1. Pingback: Vida longa para quem bebe vinho - a rainha comprova! - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

  2. Pingback: Beber água tem realmente muitos benefícios? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

Comentários encerrados.

Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online