Colesterol: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

 

A saúde, agora mais do que nunca por conta da moda fitness, é uma preocupação constante na maioria da população, pois querem viver uma vida longa, com o corpo em boa forma e de maneira leve e saudável. Cada vez mais as pessoas estão querendo saber sobre receitas saudáveis, rotina na academia, e vitaminas que ajudam o corpo a se manter forte.

 

Com todos os avanços na medicina, é possível controlar a saúde por meio de exames, que, se feitos regularmente, podem evitar doenças sérias e melhorar a qualidade de vida.

 

Sempre se fala na mídia sobre o colesterol. Existe o bom o ruim, mas como diferenciá-los? Existem alimentos que auxiliam no colesterol? O colesterol é uma doença? Como ter um colesterol bom? Continue lendo esse post para descobrir!

 

O que é o colesterol?

 

O colesterol é uma substância encontrada em todas as células dos corpos dos mamíferos, produzida pelo fígado, sendo fundamental para diversas atividades em nosso organismo. Quimicamente falando, o colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, sua fórmula sendo C27H46O. As plantas e os produtos de origem vegetal não possuem esse esteroide, somente os mamíferos. Os fungos e plantas produzem um composto parecido chamado de fitosterol.

 

O colesterol não se dissolve na água, tampouco no sangue. Por isso ele é tão perigoso para a saúde. Somente o colesterol bom consegue remover o colesterol ruim do corpo.  

 

Leia também: Explicando a Lipoaspiração

 

Colesterol bom

 

Conhecido também como HDL (Lipoproteína de alta-densidade), esse colesterol é produzido pelo próprio corpo e é transportado por proteínas, sendo fundamental, pois protege as artérias do coração. O número ideal de HDL que um indivíduo possui deve ser igual ou acima de 40mg/dl. Ele é chamado de colesterol bom, pois pode absorver parte do colesterol ruim, limpando as vias sanguíneas. O HDL recolhe o LDL e o transporta até o fígado para ser eliminado.  

 

Como fazer para obter esse número? Uma dieta balanceada, com alimentos ricos em vitaminas e a prática de exercícios físicos.

 

Colesterol ruim

 

Chamado também de LDL (Lipoproteína de baixa-densidade). O colesterol ruim produz uma placa de gordura nas veias e nas artérias sanguíneas, comprometendo-as.

 

Para um indivíduo possuir o temido colesterol ruim, a taxa tem que ser igual ou acima de 130mg/dl. Uma alimentação repleta de açúcar, gordura trans e gordura saturada faz com que o nível de colesterol ruim fique nas alturas. Entretanto, apenas 30% do LDL corresponde à alimentação. Setenta por cento vem de fatores genéticos, por isso é muito importante saber o histórico de saúde dos familiares e fazer sempre um acompanhamento com um médico.

 

Veja também: Reclamar faz mal?

 

Fatores de risco

 

– Sedentarismo;

– Cigarros;

– Idade avançada;

– Genética;

– Má alimentação;

– Diabetes;

– Obesidade;

– Hipertensão.

 

Alimentação para diminuir o colesterol

 

colesterol azeite

 

Sucos naturais (use e abuse do suco verde, ele traz muitos benefícios e ainda uma ótima fonte de energia para o corpo), azeite de oliva, óleo de canola, soja, girassol e milho, frutas, inhame, alimentos integrais, aveias, verduras, legumes, peixes, leites e iogurtes desnatados, e chás naturais!

 

Em dias mais quentes, o ideal é beber chás gelados (sem açúcar), como o de hibisco, que além de fazer bem para o coração, também é oxidante e um dos melhores chás para diminuir o colesterol. Ele é um ótimo aliado para quem quer perder peso.

 

Que alimentos evitar?

 

 

Frituras, açúcar, refrigerantes, alimentos industrializados, excesso de álcool e cafeína, pele de frango, gema de ovo, manteiga, carne de porco e carne de boi.

 

Mitos e verdades

 

– Mito: O colesterol é uma doença.  Ao contrário do que se pensa, ele não é uma doença, pois realiza diversas funções de suma importância no organismo, como: absorção de vitaminas, produção de hormônios, auxilia na digestão de gorduras, etc. Portanto, a ideia não é eliminar o colesterol do corpo, e sim tê-lo em uma proporção equilibrada, menor do que 130mg/dl.

 

Mito: Somente pessoas com má alimentação possuem colesterol. O colesterol está presente no corpo de todo mundo, a diferença é a quantidade dele no organismo.

 

Verdade: O colesterol ruim pode levar a um ataque cardíaco. Se o nível de LDL está muito alto, o corpo começa a formar placas de gordura, impossibilitando a passagem do sangue, podendo causar também um AVC.

 

Verdade: O colesterol ruim não apresenta sintomas. Por isso todo o cuidado é pouco! Só pode ser detectado com exames ou em ocasiões mais sérias, no momento de um AVC ou ataque cardíaco. O ideal é realizar exames de 6 em 6 meses, se você leva uma vida sedentária e se alimenta de maneira ruim.  

 

 

Tratamento para colesterol alto

 

Muitas vezes fazer uma dieta saudável e com exercícios físicos não é suficiente. É necessário também fazer o uso de medicamentos para diminuir o colesterol. De qualquer forma, somente um médico poderá te instruir de quais passos tomar, não tome medicamentos e/ou comece dietas sem a ajuda de um profissional.

 

Não deixe de ler: Lábio Leporino: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

 

 

 

Atenção!

Controlar o colesterol é muito importante, mas também cada um deve se preocupar em levar uma vida saudável, se alimentando de maneira correta e fazendo atividades físicas regularmente. Além disso, é importante também cuidar da mente! Com a nossa mente em paz, o corpo todo fica bem, tranquilo e feliz. Exercícios como yoga e pilates ajudam a equilibrar o corpo como um todo, experimente!

 

E, é claro: não se esqueça de fazer exames regularmente com um médico de confiança!

 

 

Quer receber nossos posts e sempre ficar por dentro das nossas novidades? Então não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter!

 

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

1 comentário em “Colesterol: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!”

  1. Pingback: E o Glúten, é mocinho ou vilão? - Clarice Abreu, M.D.Clarice Abreu, M.D.

Comentários encerrados.

Resumo do Post

Sobre a Drª Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.

× Agende sua consulta Presencial ou Online