Início » Blog » 7 famosos que nasceram com malformações e você não sabia

7 famosos que nasceram com malformações e você não sabia

Seja uma cicatriz, mancha ou até mesmo uma malformação, no mundo dos famosos é comum maquiar alguns atributos físicos para perpetuar a ideia de que celebridades são “pessoas perfeitas e intocáveis”.

Entretanto, não são todos que decidem esconder suas diferenças. Alguns deles até mesmo usam suas especificidades para aumentar a conscientização sobre doenças e síndromes, que podem acometer qualquer pessoa e que possuem tratamento.

Conheça 7 famosos que nasceram com alguma malformação craniomaxilofacial e que você não sabia:

1 – Rafaella Justus

 

 

Apesar de ser muito nova, Rafaela Justus praticamente nasceu sob a luz dos holofotes das mídias brasileiras. Rafinha, apelido carinhoso de família, é filha do empresário Roberto Justus e da apresentadora Ticiane Pinheiro.

Rafaella nasceu em 2009, mas foi apenas em 2012 que seu pai divulgou à imprensa qual o motivo de sua malformação craniana. Segundo Justus, Rafinha nasceu com estenose crânio-facial, também conhecida por cranioestenose. Essa malformação faz com que o crânio se forme de maneira diferente, sendo possível o diagnóstico apenas depois do nascimento do bebê. Em alguns casos, a cranioestenose pode ser acompanhada por síndromes como a de Crouzon ou a de Apert, ambas sendo consideradas doenças genéticas e que causam malformações cranianas e faciais.

Apesar de vários boatos circularem na grande mídia, a família de Rafaella afirma que ela não possui nenhuma alteração mental e que se desenvolve como uma criança normal. Para corrigir a assimetria do seu rosto, não comprometer a sua arcada dentária e o crescimento facial, a pequena Justus passou por uma cirurgia de correção em 2012, aos 3 anos.

2 – Joaquin Phoenix

 

 

Conhecido por filmes famosos como “Ela” (indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2014) e “Gladiador” (vencedor do Oscar de 2001 na categoria de Melhor Filme), o ator norte-americano Joaquin Phoenix nasceu com uma cicatriz labial, correspondendo a uma microforma ou uma forma leve de lábio leporino.

Essa malformação, também conhecida como fissura labial ou fenda labial, acontece durante o desenvolvimento do bebê na barriga da mãe. Apesar de ainda não existirem estudos que comprovem o motivo da fissura, é possível que seja oriunda de vários fatores, entre eles uma pequena contribuição da pré-disposição genética, principalmente em casos familiares, ou seja, com parentes acometidos).

 

3 – Toquinho

 

 

Responsável por famosas músicas brasileiras, como “Aquarela” e “Tarde em Itapoã”, Toquinho também é mais uma celebridade que nasceu com lábio leporino.

O lábio leporino ou fissura labiopalatal é uma abertura que acontece nos lábios, palato ou em ambos, enquanto o embrião está em formação. Entretanto, aqueles que acham que essa malformação é apenas uma falha estética, estão muito enganados! O lábio leporino pode ser responsável por problemas respiratórios, de fala, audição, nutrição, entre muitos outros.

O que poucos sabem é que o famoso bigode de Toquinho foi cultivado para esconder a cicatriz da cirurgia corretiva de lábio leporino, a qual foi feita durante a infância do cantor.

4 – Gaten Matarazzo

 

 

Gaten Matarazzo foi uma das crianças mais famosas no mundo em 2016 devido ao seu papel em “Stranger Things”, da Netflix. Entretanto, além do seu ótimo desempenho na série de suspense, Gaten também chamou atenção por portar a síndrome de displasia cleidocraniana.

A displasia é uma doença hereditária que é causada por um gene dominante que leva à malformação dos ossos do crânio, da clavícula e também pode retardar o crescimento dentário. Apesar do nome um pouco assustador, essa anomalia não traz nenhuma consequência grave para o portador. Entretanto, é importante que a síndrome seja diagnosticada rapidamente, assim a pessoa pode fazer o tratamento correto para evitar que o retardo do desenvolvimento dentário cause consequências, como, por exemplo, alteração de fala, mordida e problemas respiratórios.

A chance de alguém nascer com a displasia cleidocraniana é uma em um milhão, o que foi o caso de Gaten, que já afirmou em entrevista que nenhum dos seus pais ou familiares possui essa síndrome.

5 – Carmit Bachar

 

 

Produtora, compositora, atriz, dançarina, coreografa e cantora, Carmit Bachar ficou conhecida mundialmente ao participar do grupo de música pop Pussycat Dolls, ao lado da cantora Nicole Scherzinger. Apesar do grupo exaltar a beleza e a sensualidade, o que poucos sabem é que Carmit passou por quase 16 anos realizando cirurgias para corrigir uma fissura no palato e lábio leporino.

Em entrevista, a cantora disse que aos seis meses de idade começou a fazer cirurgias, uma por ano, para corrigir as fendas deixadas pela malformação. Para disfarçar a marca que restou das cirurgias, Carmit fez uma tatuagem permanente em seus lábios. Anos após deixar o grupo Pussycat Dolls, a cantora se tornou embaixadora de instituições de caridade para crianças com lábio leporino, a fim de aumentar a conscientização sobre a anomalia.

6 – Stacy Keach

 

 

Stacy Keach é um ator norte-americano também portador de uma malformação que ocorre enquanto a face está se desenvolvendo. Keach sofreu preconceito em Hollywood graças às cicatrizes da malformação. Em entrevista, o ator disse que no início de sua carreira um agente de atores tentou convencê-lo de que não seria possível ser famoso no meio artístico, já que nunca conseguiria ter um papel de destaque por causa do lábio leporino.

Um dos fatores mais importantes é desmitificar o lábio leporino. Afinal, essa malformação possui apenas consequências físicas (e que podem tratadas por cirurgias), ou seja, não há nenhuma sequela cognitiva para o portador.

Apesar de conseguir ser bem-sucedido em Hollywood, Stacy passou anos escondendo a pequena cicatriz em seu lábio com um bigode.

7 – Tutancâmon

 

 

Você já ouviu esse nome? Ele não foi um dos maiores faraós do Egito, porém Tutancâmon é um dos mais conhecidos no mundo.

Quando os restos mortais do seu corpo foram encontrados, historiadores e cientistas descobriram que o rei possuía parcialmente a malformação do lábio leporino. Isso comprova que esse problema já existia há milhares de anos.

 

 

Como você pode perceber, vários famosos são portadores de diferentes malformações craniofaciais e são bem-sucedidos em suas carreiras. Caso você tenha um filho com alguma malformação, aproveite a pouca idade da criança para buscar um tratamento.

 

Leia mais:

Famosos que nasceram com malformações

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.