Início » Blog » 4 curiosidades que não te falaram sobre o bigode chinês

4 curiosidades que não te falaram sobre o bigode chinês

Popularmente conhecidas como “bigode chinês”, as linhas de expressão na lateral do nariz até os cantos da boca começam a aparecer por volta dos 30 anos, quando a produção de colágeno não é a mesma do que nos 20. O bigode chinês pode surgir por conta da perda de gordura na região facial, portanto pessoas que apresentam propensão a rugas e a flacidez acabam tendo essas linhas de expressões mais ressaltadas.

Imagem relacionada

Fatores genéticos e o abuso de cigarros e álcool também contribuem para o surgimento do bigode chinês. É simples perceber – fumantes apresentam vários vincos em cima dos lábios, conhecidos como “código de barras”, já que o movimento de tragar desgasta a pele.

            Descubra: 10 famosas que têm silicone e talvez você não saiba

Hoje te mostraremos 4 curiosidades que provavelmente ninguém te contou ainda sobre o bigode chinês.

1.É perfeitamente normal

Não há razão para desespero! As linhas de expressões aparecem em todas as pessoas, em algum momento da vida, e devem ser encaradas como algo completamente normal – o que é!

Claro que gostaríamos de manter uma aparência jovem e bem cuidada por bastante tempo, mas isso demanda uma rotina regrada. Se o bigode chinês te incomoda mais do que o normal, há vários cuidados para manter a pele bonita, mantendo assim a autoestima. Falaremos deles nos próximos tópicos.

2.Você consegue preveni-lo

Tirando o fator genético, há pequenos cuidados que podemos tomar todos os dias para evitar o envelhecimento precoce – e, desse modo, o aparecimento de rugas e manchas.

Manter uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas, evitando frituras e doces – o açúcar é um dos grandes vilões por trás do envelhecimento precoce -, e também tomando muita água, ajuda a manter a pele bem cuidada.

Praticar esportes com frequência, além de ser essencial para a saúde, é facilmente visto na pele, cabelos e unhas.

O uso de cremes pode – e deve! – ser feito a partir dos 20 anos, começando com hidratantes, séruns, etc. O protetor solar jamais deve ser esquecido, mesmo em dias chuvosos/nublados já que as luzes artificiais, como de computadores e/ou lâmpadas, podem ser tão ou mais prejudicial do que a luz solar.

Entenda: Abdominoplastia: O Guia Completo da plástica no abdome

Mas atenção: antes de sair comprando cremes e os aplicando de qualquer maneira, consulte um dermatologista – o profissional fará um diagnóstico da sua pele e te recomendará os produtos corretos. Imagine comprar cremes para pele seca, se ela é oleosa? Você pode deixá-la desequilibrada e ainda criar outros problemas, como acne, flacidez, etc. 

3. Métodos não intrusivos são uma ótima opção

Mesmo que o botox seja uma das primeiras opções que surja na nossa mente quando pensamos em suavizar não somente o bigode chinês, mas também rugas e  linhas de expressões no geral, há diversas alternativas não intrusivas que garantem um resultado eficaz, confira:

  • Peelings: não somente bons para acne, oleosidade e manchas, os peelings também são bons aliados para rejuvenescer a pele, suavizando linhas de expressão. Os mais conhecidos para melhorar o aspecto do bigode chinês são os peelings com os ácidos retinoico, tricloroacético e fenol. A recuperação pode exigir cuidados especiais, como ficar alguns dias em casa, sem exposição ao sol, e usar protetor solar em abundância, já que a pele passa por uma intensa descamação. Não seguir à risca o que o profissional recomenda pode deixar manchas e cicatrizes.
  • Preenchimentos: Queridinho do momento, o ácido hialurônico é um ótimo preenchedor de linhas de expressão. E o melhor de tudo é que tem um resultado duradouro: de 9 a 18 meses, dependendo do organismo de cada um. O ácido é injetado através de uma agulha, sob a ruga, preenchendo-a! Essa é uma ótima opção porque o organismo o absorve rapidamente e, normalmente, não apresenta reação alérgica. E pensa que para por aí? Nada disso! O ácido hialurônico também pode ser usado para suavizar olheiras! Mas atenção: como todo procedimento estético, o preenchimento também deve ser realizado por um profissional de confiança, garantindo dessa forma a segurança e o bem-estar do paciente.
  • Cremes anti-idade: Eles também servem para prevenir, além de tratar. O importante é fazer disso um ritual sagrado – muitas pessoas usam os cremes por uma semana e já desistem – sendo que os resultados começam a aparecer após 4 semanas, então é preciso ter paciência e não se esquecer de aplicar os cremes conforme indicado pelo dermatologista. Normalmente, tem-se um creme para o dia e outro para a noite. O uso de protetor solar é imprescindível, pois os raios UVA e UVB são responsáveis pelo envelhecimento precoce.
  • Radiofrequência: Já que o bigode chinês aparece por conta da flacidez, esse tratamento estético pode ser um grande aliado já que, por conta da elevação da temperatura da pele, faz com que as fibras elásticas se contraiam e a aparência da cútis se torne melhor e com aspecto mais jovem. O resultado aparece após alguns dias, e para garantir sucesso, recomenda-se fazer várias sessões. E a quantidade vai depender do grau das rugas em sua pele. Por isso, um diagnóstico deve ser realizado antes de começar o procedimento, e dessa forma o profissional vai indicar quantas sessões serão necessárias.

Leia também: 15 dúvidas sobre Botox Estético

4. A massagem facial pode melhorar seu aspecto

Pouca gente sabe, mas realizar uma massagem facial regularmente pode prevenir, tratar e suavizar as linhas de expressões, além de relaxar os músculos faciais, remover células mortas, amenizar olheiras e estimular a circulação. Isso é essencial para aquelas pessoas que se expressam muito ou franzem a testa frequentemente.

A massagem facial pode ser realizada antes de dormir, de preferência de frente para um espelho. É necessário uma toalha aquecida e também um hidratante para o rosto. Assista a esse vídeo para entender como realizar a massagem facial.

Depois dessas curiosidades, vai ficar muito mais fácil ter uma pele bem cuidada!

Você conhece mais algum método para melhorar o aspecto do bigode chinês? Ficou com dúvida sobre algum procedimento? Compartilha com gente nos comentários!

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.