Início » Blog » 10 maneiras criativas de divertir as crianças nas férias

10 maneiras criativas de divertir as crianças nas férias

Alguns pais ficam sem ideia de como divertir os pequenos nessa época, ainda mais porque a maioria trabalha e, por ser bem no meio do inverno brasileiro, algumas opções, como parques, clubes aquáticos, praia, ficam limitadas por conta das baixas temperaturas.

Mas isso não significa que as crianças devem ficar o dia todo trancadas em casa em frente à televisão, computador e/ou celular, já que isso pode deixá-los ansiosos, estressados e ainda mais cansados e agitados.

Mesmo que para alguns pais não seja viável viajar com os pequenos, ou mandá-los para colônias de férias e visitar avós e etc., ainda sim é possível que esse período de descanso seja um momento de alegria e descontração para a família toda! Basta usar a criatividade para entretê-los.

Listamos abaixo várias atividades para fazer com as crianças nas férias, confira:

Leia também: 32 dicas de segurança para quem tem criança em casa

1 – Ler: A leitura é uma das melhores maneiras de entreter os pequenos e serve tanto para o inverno (onde se pode ler dentro de casa, aquecido), e até no verão, em algum parque, praia, etc.

Os livros estimulam a memória, ajudam a enriquecer o vocabulário, tornam os leitores mais compreensivos em relação às situações da vida, reduzem o estresse e também elevam a autoestima!

Se as crianças ainda não saberem ler ou se tiverem um irmão mais novo que ainda seja bebê, aproveite o momento para ler para a família… e aí vale tudo: criar vozes diferentes, sons engraçados, enfim, fazer uma narração diferenciada e divertida!

2 – Festa do Pijama: Convide os amiguinhos das crianças e faça uma festa incrível, com direito a filmes, pipoca, guloseimas e muito mais. Se os quartos não forem grandes o suficiente, que tal criar um acampamento na sala, com barracas e sacos de dormir?

A diversão é garantida, mas atenção: opte pelos finais de semana para fazer essa atividade, já que é necessária a supervisão de um adulto para garantir a segurança dos pequenos.

3 – Gincana: Essa é uma ótima ideia para entreter um grupo de crianças se o frio não estiver tão rigoroso e se houver um espaço grande, como jardim ou parques.

Monte times e crie várias atividades, como:

  • Cabo de guerra;
  • Carregar o ovo em uma colher, sem derrubar;
  • Corrida com sacos;
  • Tiro ao alvo, que pode ser feito com bexigas e dardos;
  • Argolas nas garrafas.

E o time que mais juntar pontos, pode ser presenteado com doces e/ou medalhas, que podem ser encontradas em casa de festas.

4 – Teatro: Leve os pequenos para assistir peças de teatro! Além de educativas, são uma ótima maneira de entreter e até mesmo de enriquecer o vocabulário das crianças.

Se a condição financeira for favorável, vale matricular a criança em aulas de teatro. Os benefícios são inúmeros: aumenta a autoestima, estimula a comunicação – o que é perfeito para crianças tímidas, aprofunda o autoconhecimento e desenvolve a imaginação, melhorando até mesmo a memória e a concentração!

Aulas de música também são uma ótima opção para desenvolver todos os benefícios mencionados antes.

Descubra: O Guia Completo de cuidados com os bebês durante o inverno

5 –  Cozinhar com as crianças: Essa atividade aproxima a família toda e é ótima para ensinar responsabilidades para os pequenos. E vale de tudo: fazer pizzas, bolos, biscoitos… desde os pratos mais simples até os mais elaborados. E até mesmo os irmãos mais novos podem participar, só é preciso prestar atenção em objetos cortantes e fornos/panelas.

6 – Atividades manuais: Massa de modelar, pintura, desenho, scrapbook… essas brincadeiras estimulam a criatividade e diminuem o estresse.

Se a criança estiver muito agitada, essa é uma boa dica!  Recomendamos sempre usar materiais que não sejam tóxicos, para não causar nenhum problema para a saúde dos pequenos.

7 – Mímica/Quiz: Ótima brincadeira para aquele dia chuvoso! Junte a família e amigos e a diversão está garantida! O melhor é que há vários jogos no modelo de tabuleiro prontos para comprar, e quem não quiser gastar pode encontrar modelos gratuitos e se divertir também. Até as crianças podem ajudar a fazer um jogo do zero!

8 – Plantar: Compre vasinhos e mudas de plantas e ensine as crianças a cuidar de plantas e flores. Isso cria senso de responsabilidade e ainda mostra a importância de respeitar a natureza.

Quem não quiser fazer muita bagunça com terra pode optar por plantar feijões em algodão e um copinho de água.

9 – Desfile de Moda: Separe fantasias, roupas que você já não use mais, maquiagens para as crianças, acessórios, e faça uma espécie de backstage de desfile, deixando os pequenos decidirem os looks, makes, músicas, decoração e outros detalhes. A ideia aqui é deixar a imaginação solta. 

10 – Trabalho voluntário: Para mostrar aos pequenos a importância de ajudar o próximo, que tal marcar um dia para visitar uma instituição de caridade?

Você pode chamar os coleguinhas e as famílias para que todos tragam doações e também brinquem com as crianças das instituições. E o mais legal de tudo é que é possível criar uma gincana super divertida para todos, com direito a premiação e muita diversão.

Tornar essas visitas um hábito é essencial para ensinar as crianças a darem valor à família e também a ter compaixão.

Com certeza será uma atividade inesquecível para seu filho!

Não deixe de ler: 17 dicas para conseguir cuidar dos filhos e ter tempo para si

Gostaram das nossas ideias de atividades para crianças no período de férias? Conhece mais alguma brincadeira que não listamos aqui? Deixe nos comentários!

Clarice Abreu

Sobre a Drª. Clarice Abreu

Sou médica especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial, com formação nacional e internacional em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora e em Cirurgia Plástica e Craniofacial Pediátrica. Estou comprometida com um atendimento diferenciado e humanizado, respeitando a individualidade de cada paciente e valorizando seus aspectos psicológicos, suas motivações e expectativas pessoais.